A FORTE NEVASCA do primeiro domingo (5) de dezembro, com chuva e zero grau no Norte da Inglaterra, quase provocou o adiamento do 4º jogo da 19ª rodada da Premier League. Mas, Liverpool e Manchester United ofereceram aos 61 mil torcedores um belo jogo de quatro gols no Anfield, 4º maior estádio inglês.

OS FUNCIONÁRIOS do Liverpool retiraram a neve com pás de plástico, a fim de não danificar o gramado. Enquanto isso, a maioria dos torcedores do Manchester United esperava que o árbitro Michael Oliver adiasse o jogo, com receio de que o time sofresse a quinta derrota consecutiva.

MAS, CONTRARIANDO a expectativa, foi o Manchester United, do técnico português Ruben Amorim, que abriu o placar, com o argentino Lisandro Martinez, aos 7 do 2º tempo. O Liverpool fez a virada com o holandês Cody Gakpo aos 15 e com o egípcio Mohamed Salah, de pênalti, aos 23.

A DESATENÇÃO de Alexander-Arnold, aos 35, permitiu o cruzamento rasteiro do argentino Garnacho para Amad Diallo marcar o 2 x 2. O ponta marfinense de 22 anos, tornou-se o 3º do Manchester United a fazer gol fora de casa no Liverpool e no City, na mesma temporada, tal como Wayne Rooney em 2004-05 e Robin van Persie em 2012-13.

O LIVERPOOL, do técnico holandês Arne Slot, manteve a liderança com 46 pontos, 14 vitórias, uma derrota e o 4º empate. O vice-líder Arsenal tem 40 e pode ser alcançado pelo Nottingham Forest, com 37, que fecha a rodada na visita desta 2ª feira (6) ao Wolverhampton, 17º.

ANDRÉ ONANA, goleiro de 28 anos, titular da seleção de Camarões, foi o destaque do 2 x 2, com defesas notáveis, evitando que o Manchester United já saísse para o intervalo perdendo por 2 ou 3 gols. Salah, com 18, ampliou a vantagem sobre Haaland, do City, com 16 gols. A 21ª rodada só na 3ª feira (14), após os jogos seguidos do Boxing Day do Natal e do Ano Novo.

Foto: Carl Recine/Getty Images e Adam Beattie