COM ATUAÇÃO SOBERBA, O BARCELONA goleou o Real Madrid por 4 x 0, na noite deste domingo (20), no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, diante de 60.017 pagantes. Foi uma noite mágica, realçada pelo comentário do jornal catalão Sport: “Como nos velhos tempos, quando o Barça de Guardiola fazia do Bernabeu seu salão de festas preferido para os grandes bailes. O Barça profanou o Bernabeu”.
A GOLEADA FOI MUITO ESPECIAL para Daniel Alves, que o técnico Xavi Hernandez colocou em campo nos minutos finais, no lugar de Jordi Alba, para que completasse 400 jogos, ao voltar em janeiro de 2022, após 391 jogos de 2008-09 a 2015-16. Aos 38 anos, o baiano Daniel Alves é o 16º, e 2º estrangeiro com mais jogos pelo Barcelona, depois de Messi (778), Javier Mascherano (334) e Ivan Rakitic (310).
COM DOIS GOLS DE CABEÇA, do francês Aubameyang aos 29, e do uruguaio Ronald Araújo aos 38, ambos com assistência do francês Dembélé, o Barcelona dobrou a vantagem, em quatro minutos, na volta do intervalo. O espanhol Ferran Torres marcou o 3º gol aos 3, com assistência de Aubameyang, que fechou a goleada aos 7, encobrindo o goleiro belga Courtois, de 1,99m.
“HUMILHAÇÃO TOTAL, com um festival de bola do Barcelona no Bernabeu” – escreveu, provavelmente muito a congragosto, o Marca, principal jornal esportivo de Madrid e que sempre exalta as vitórias do Real. O diário As, também de Madrid, registrou: “O Madrid foi tão apagado como a cor do seu uniforme negro”, e ainda ironizou: “O Barcelona voltou… e o Real Madrid se foi…”
FOI A PRIMEIRA VITÓRIA de Xavi Hernandez, de 42 anos, como técnico no estádio do Real Madrid, depois de muitas como 2º que mais jogou pelo Barcelona – 767 jogos, 85 gols, 25 títulos -, entre 1998 e 2015, oito vezes campeão espanhol, quatro Champions e 2 mundiais de clubes. A última goleada do Barcelona no Real, em Madrid, havia sido com o técnico Luis Enrique: 4 x 0, com 2 de Luis Suarez, Neymar e Iniesta.
DUAS OUTRAS GOLEADAS no Bernabeu estão na história do clássico. Em 1974, com o técnico Rinus Michels e o genial Cruyff em campo, Barcelona 5 x 0, e em 2009, no início da carreira de Guardiola, Barcelona 6 x 2. Bom dizer: os 4 x 0 deste domingo (20), representaram a primeira derrota do Real Madrid em seu estádio na atual temporada 2021-2022.
FC BARCELONA – Ter Stegen, Ronald Araújo, Piqué, Eric Garcia e Jordi Alba (Daniel Alves); Frenkie De Jong (Gavi), Busquets e Pedri (Nico); Adama Traoré, Memphis Depay e Ferran Torres. O Barcelona subiu ao 3º lugar com 54 pontos e 15 vitórias, a 3 pontos do vice-líder Sevilha (57), e a 12 pontos do líder Real Madrid com 66 pontos, 20 vitórias, e um jogo a mais.
REAL MADRID CF – Courtois, Kroos (Mariano), Militão, Alaba e Nacho (Lucas Vazquez); Casemiro, Carvajal, Luka Modric e Valverde; Rodrygo (Marco Asensio), Camavinga e Vinicius Junior. O técnico italiano Carlo Ancelotti assumiu a culpa pela atuação ruim e disse que se sente tão envergonhado e triste quanto os torcedores.
REAL MADRID 0 x 4 BARCELONA foi apitado por Juan Martinez Munuera, de 39 anos, do colegiado de arbitragem de Valencia e desde 2015 na FIFA. Ele marcou 21 faltas (9 do Real Madrid) e aplicou sete cartões amarelos, um deles em Vinícius Junior por simular pênalti, ao se atirar na área, após disputa com Piqué. O Barcelona teve 88% de precisão nos 621 passes e fez 18 das 32 finalizações na direção do gol.
Fotos: Site Oficial do Barcelona