Escolha uma Página

Goal.com

Diante de 92.346 torcedores no estádio Camp Nou, Messi estabeleceu novo recorde, com 62 gols em 61 jogos, além de ter se tornado o segundo que mais vestiu a camisa do Barcelona, depois de Andrés Iniesta, na Liga dos Campeões. O craque argentino teve outra atuação de gala na noite desta quarta (13), ao marcar dois gols e ao dar assistência para outros dois nos 5 x 1 sobre o Lyon, que classificaram o campeão espanhol pela décima sétima vez – décima segunda consecutiva – para as quartas de final.

Daily Mail

CAVADINHA – Messi abriu o placar aos 17 minutos, convertendo com uma cavadinha no meio do gol, enquanto o goleiro caía para o canto esquerdo, o pênalti do zagueiro Denayer em Luis Suarez. Quatro minutos depois o jogo foi interrompido porque o goleiro Anthony Lopes, português de 28 anos, 1,84m, sentiu-se mal após choque casual com o meia carioca Philippe Coutinho. Atendido durante seis minutos pelo médico, Lopes recusou-se a sair, quando o goleiro reserva estava na beira do campo para entrar.

Anthony Lopes voltou, balançando sempre a cabeça para dizer que não queria sair, e antes de sofrer o segundo gol, marcado por Coutinho aos 31, livre na pequena área, após passe de Luis Suarez, ainda fez uma grande defesa, aos 28, em chute do próprio Coutinho. O meia carioca voltou a se apresentar bem, redimindo-se de desempenhos muito fracos em jogos anteriores. Três minutos após o gol, Lopes pediu para sair, queixando-se de muita dor de cabeça, e saiu chorando.

A GOLEADA – Na volta do intervalo, o Lyon assustou ao pressionar o Barcelona e conseguir o gol, marcado aos 13 minutos, pelo volante francês Lucas Tousart, de 21 anos, que parecia impedido, mas o árbitro de video confirmou. Em oito minutos, a goleada. Messi fez 3 x 1 aos 33, após driblar dois marcadores e finalizar de pé direito, e aos 36 deixou o zagueiro Piqué livre para o quarto gol. Aos 41, em chute rasteiro cruzado, o francês Dembélé fechou a goleada (5 x 1) com um passe rasteiro primoroso de Messi, artilheiro da atual Liga com oito gols, junto com Lewandowski, do Bayern, eliminado esta noite.

30 SEM PERDER – Com os 5 x 1 no Lyon, o Barcelona bateu outro recorde, o de 30 jogos sem perder, com 27 vitórias no Camp Nou, em jogos da Liga dos Campeões. Os empates foram com o Atlético de Madrid (2013-14), Juventus (2016-17) e Tottenham (2018-19). A última derrota (3 x 0) foi para o Bayern, em 11/5/2013, no jogo de volta das semifinais. O Barcelona bateu o recorde do próprio Bayern, que estava há 29 jogos sem perder em Munique, antes da derrota de hoje (13) para o Liverpool.

40 GOLS POR ANO – Messi volta a repetir o sucesso das temporadas anteriores em que marcou pelo menos 40 gols em todas as competições: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Liga dos Campeões. Time – Ter Stegen (todo de verde), Sergi Roberto (Semedo, 38 do segundo tempo), Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Arthur (Vidal, 28 do segundo tempo); Messi, Suarez e Coutinho (Dembélé, 25 do segundo tempo). Técnico – Ernesto Valverde.

BRASILEIROS – No time do Lyon, tecnicamente fraco, dois zagueiros brasileiros bem limitados: Marcelo, de 31 anos, 1,91m, nascido em São Vicente, litoral de Santos, de onde saiu em 2008 para jogar na Polônia, Holanda, Alemanha e Turquia, até chegar aos Lyon em 2017. E o parceiro dele na zaga,Fernando Marçal, de 30 anos, 1,78m, paulistano, no Benfica, onde atuou pouco em dois anos e em 2017 foi vendido por 4 milhões e meio de euros pelo Besiktas da Turquia para o Lyon. 

“MAGIA DE MESSI leva o Barcelona às quartas de final”- destaca A BOLA, principal jornal esportivo de Portugal, que decidiu fazer uma pergunta aos leitores, com prêmio, sobre “qual é o melhor adversário para o Porto nas quartas de final“? Em tom de brincadeira, o jornal acrescenta: “Melhor manter o Barcelona à distância“… 

Bleacher Report

COM MESSI NÃO HÁ SURPRESA” – destaca em sua edição online o diário AS, ressaltando que “os franceses não tiveram nem tempo para saber o que iam fazer em campo, diante de um time que os atropelou sem piedade”. Já o Mundo Deportivo, outro prestigioso jornal espanhol, salientou: “O Barcelona foi um time simplesmente bestial”.  O Barcelona garantiu, a exemplo dos outros sete classificados para as quartas de final, 10 milhões e 500 mil euros, o equivalente a mais de 50 milhões de reais.

QUEM ESTEVE muito atento no Camp Nou, fazendo inúmeras anotações, foi Maurício Pochettino, de 47 anos, técnico argentino que comanda desde 2014 o Tottenham, de Londres. Como os demais técnicos das outras sete equipes, ele disse não haver preferência por adversário. Em tom de brincadeira, limitou-se a dizer: “Se tivermos, por exemplo, que jogar com o Barcelona ou com a Juventus, temos que pedir para que Messi e Cristiano Ronaldo não estejam tão inspirados”

SORTEIO SEXTA – Os quatro ingleses – Manchester City, Liverpool, Tottenham e Manchester United – e mais Barcelona, Juventus, Ajax e Porto aguardam com expectativa o sorteio dos jogos das quartas de final, que será feito nesta sexta (15), na sede da União Europeia de Futebol (Uefa), na cidade suíça de Nyon, a 25 km de Genebra, segunda melhor cidade do mundo em qualidade de vida (a primeira é outra suíça, Zurique). Os jogos serão em abril. Os de ida, nos dias 9 e 10. Os de volta, em 16 e 17.