O ATACANTE BENZEMA, de 35 anos, um dos grandes artilheiros mundiais de todos os tempos, foi acusado nesta 3ª feira (17) de manter ligações estreitas com a Irmandade Muçulmana, organização terrorista islâmica, financiada pela Arábia Saudita, Síria e pelo serviço secreto israelense, da qual surgiu em 1987 o Hamas, que não reconhece o estado de Israel. O Hamas é o mais importante movimento islamista da Palestina, traduzido como “entusiasmo, ardor, calor e zelo”.

A ACUSAÇÃO A BENZEMA, que jogou catorze anos no Real Madrid, foi feita por Gérald Darmanin, de 41 anos, ministro do Interior da França, depois que o atacante, desde junho de 2023 no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, manifestou apoio público à Palestina: Nossas orações são dirigidas à população de Gaza, vítima, mais uma vez, de bombardeios injustos, que não poupam mulheres nem crianças”. Radical, o Hamas propõe “morrer pela causa de Alá, nossa maior esperança”.

O EX-GOLEIRO David Aouate, israelense de 46 anos, usou as redes sociais para chamar Benzema de “filho da puta” em francês (idioma do atacante), inglês, árabe, israelita e espanhol, que Benzema fala com fluência. David Aouate disputou 78 jogos pela seleção de Israel, de 1999 a 2014, e foi adversário de Benzema, nos jogos contra o Real Madrid, pelo Racing Santander, La Coruña e Mallorca, time em que mais jogou (167 atuações) e encerrou a carreira em 2014.

EMBORA FRANCÊS, nascido em 19 de dezembro de 1987, em Lyon, terceira maior cidade do país, Benzema não foi campeão do mundo em 2018 nem vice em 2022, só participando da Copa de 2014 no Brasil. No Lyon, marcou 66 gols em 144 jogos e foi quatro vezes campeão, antes de sair em 2009 para o Real Madrid. Com 354 gols em 648 jogos, Benzema foi quatro vezes campeão espanhol; ganhou cinco Mundiais de clubes, cinco Champions e quatro Supercopas da Europa.

APÓS AS CONQUISTAS de todos os títulos pelo Real Madrid, Karim Mostafa Benzema sempre posou com a bandeira da Argélia, país do Norte da África com mais reservas de petróleo e gás natural, em homenagem aos pais, nascidos na capital Argel, e se declarou franco-argelino. Benzema ainda não havia revelado nada de suas convicções políticas, e a posição que assumiu agora, causa surpresa a todos os companheiros, que sempre o viram como uma pessoa pouco falante e discreta.

Foto: CORDONPRESS