Escolha uma Página

Hoje, 10 de maio de 2020, pedimos permissão aos que acompanham nosso trabalho para uma homenagem especial a três mães: Celeste, mãe de Pelé; Matilde, mãe de Zico, e Alcina, mãe dos filhos de Zagallo, com a certeza de que, ao citarmos três notáveis, estamos estendendo os parabéns a todas as mães de todos os que fazem a grandeza do futebol.

CELESTE do Nascimento, mãe de Pelé, foi a oitava dos dez filhos de Jorge Arantes e Maria Naves. Do casamento com João Ramos (Dondinho), nasceu o genial Edson Arantes do Nascimento, consagrado como o maior jogador de todos os tempos do futebol mundial. Em Três Corações, no Sul de Minas, há uma estátua de Celeste, grávida de Pelé, aos 16 anos, em um gramado, sob a Jabuticabeira, onde ele chutou a primeira bola. 

MATILDE da Silva Coimbra, mãe de Zico, Edu, Antunes (Zeca), Nando, Antonio (Tunico) e Maria José, foi um exemplo de mãe carinhosa e dedicada, que soube, junto com o marido Antunes, que os da época dizem ter sido um goleiro capaz de impedir que Zico se tornasse artilheiro com tantos gols. Uma lembrança inesquecível, que me toca: D.Matilde e Zico, aos 15 anos, estiveram no aniversário de um ano do meu filho Fábio, em 68, no Leme.

ALCINA de Castro Zagallo, mãe de Paulo Jorge, Maria Emília, Mario Cesar e Maria Cristina, foi a fonte de inspiração da vida de um dos profissionais mais vitoriosos do futebol mundial. Zagallo adotou o número 13 da sorte porque ela era devota de Santo Antonio, cujo dia se comemora em 13 de junho. Casaram-se no dia 13 de janeiro de 55, na igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, onde se conheceram e iniciaram o namoro que durou 57 anos.

NICE E DUÍLIO

Nice, mãe de Bruno e Vinícius, filhos de Duílio, todos felizes com a chegada, em setembro, de Lucas, irmão de Sofia, a primeira neta.

NICE Figueiredo Dias passa este domingo especial, com o carinho de Bruno e Vinícius, filhos do seu casamento com Duílio, de “apenas” 37 anos consecutivos de harmonia e paixão, renovada todos os dias, com um dos profissionais que tive a alegria de conviver desde 1982 no América e de vê-lo brilhar na geração de ouro de campeões do Fluminense em 83-84-85.

ANGELA E RICARDO CRUZ

Maria de Lourdes, mãe de Ricardo Cruz, com a nora Angela, e Michele, esposa do neto Thiago, pai de Vinícius e Emily, e de Levi, no colo do avô Ricardo Cruz.

Angela é mãe de Thiago, filho querido de Ricardo Cruz, goleiro que acompanhei desde o início da carreira no Fluminense e depois vi brilhar no bicampeonato do Botafogo em 89-90, quebrando um jejum de 21 anos sem título. Correto e sempre muito aplicado, Ricardo Cruz teve de Angela o apoio que todo profissional precisa para obter sucesso. 

PROFESSORA DENIZE

O domingo será muito especial para os irmãos Antonio Junior, Marco Antonio e Marcelo Santos que passarão mais um Dia das Mães ao lado da professora Denize, superfeliz, com saúde e lúcida aos 94 anos, na tranquilidade do apartamento em que vivem há meio século na Praia do Flamengo. A felicidade da mãe de Antonio Jr., Marco Antonio e Marcelo fica ainda mais completa com o carinho dos netos Alessandra, Betina e Matheus e da nora Paula.

Fotos: Twitter, arquivo pessoal de Ricardo Cruz, arquivo pessoal de Duílio, ESNP, Pinterest.