MESMO SEM PERDER O OTIMISMO, o técnico Renato Portaluppi considera remotas as chances do Grêmio, no jogo de volta no Maracanã, depois de perder por 2 x 0 na Arena Grêmio, e revela com franqueza: “O Flamengo não é apenas um bom time. O Flamengo tem dois bons times e ambos podem disputar títulos com a mesma chance de ser campeão. A prioridade do Grêmio agora é o Campeonato Brasileiro, pelo menos para garantir a vaga na próxima Libertadores”.
RENATO RECONHECEU a superioridade do Flamengo: “Se tivéssemos aproveitado as duas primeiras chances de gol, o resultado talvez fosse outro, mas o Flamengo cresceu, dominou e mereceu, ainda mais depois de ficarmos com menos um”. O técnico não sabe por quanto tempo não contará com o zagueiro argentino Kannemann, que além de expulso, fraturou o segundo metacarpo (dedo indicador da mão direita) e será submetido à cirurgia no próximo domingo (30).
ANTES DO JOGO DE VOLTA com o Flamengo, dia 16 de agosto no Maracanã, precisando vencer por três gols, ou pelo menos por dois, para decidir nos pênaltis, o Grêmio fará dois jogos fora de casa pelo Campeonato Brasileiro: 2ª feira (31) com o Goiás; dia 6, com o Vasco, e dia 13, na Arena Grêmio, com o Fluminense. O Grêmio é vice-líder com 29 pontos, menos 11 que o líder Botafogo, e só mais 1 ponto que o Flamengo, 3º, e o Palmeiras, 4º, ambos com 28 pontos.
O ATACANTE LUAN, paulista de 30 anos, foi recebido com festa pelos torcedores, ao voltar ontem (27) a Porto Alegre, após três anos e meio no Corinthians, de onde saiu até sob ameaça de morte, depois de 78 jogos e 9 gols. O técnico resumiu: “O Luan está saindo do fundo do poço e peço que a torcida tenha paciência com ele”. No Grêmio, entre 2016 e 2019, Luan ganhou a Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e foi bicampeão gaúcho e da Recopa Gaúcha”.
BOM LEMBRAR: Renato foi o primeiro a ganhar a Copa do Brasil como jogador e técnico, ponta-direita do Flamengo em 1990; técnico do Fluminense em 2007 e do Grêmio em 2016. O outro a conseguir o feito foi Cuca, atualmente sem clube, meia da primeira Copa do Brasil, que o Grêmio ganhou em 1989, e técnico da segunda Copa do Brasil do Atlético Mineiro em 2021.
SÃO PAULO E CORINTHIANS, que disputam a outra vaga na decisão da Copa do Brasil, estão se reforçando. O Corinthians contratou o zagueiro paulista Lucas Veríssimo, de 28 anos, 1,88m, que viu a vitória sobre o São Paulo por 2 x 1, e está treinando para estrear o quanto antes. Campeão paulista pelo Santos em 2016 e campeão português da temporada 2022-23, ele foi emprestado pelo Benfica por um ano, após 43 boas atuações e 5 gols.
O SÃO PAULO acertou com o meia colombiano James Rodriguez, de 32 anos, que fez o último jogo pelo Olympiakos, no clássico grego com o Panatinaikos, em 9 de abril. James marcou 37 gols em 125 jogos e ganhou 10 títulos, entre 2010 e 2013 no Real Madrid, que o emprestou ao Bayern Munique, que defendeu em 67 jogos, com 15 gols, e foi três vezes campeão (2017-19). Seu companheiro na equipe alemã, o lateral Rafinha ajudou a convencê-lo a jogar no São Paulo.
Fotos: Divulgação/ Getty Images / Lucas Uebel/Grêmio