Escolha uma Página

O Bayern estabeleceu neste primeiro sábado (4) de julho o incrível recorde mundial de 20 títulos invictos, ao ganhar a vigésima Copa da Alemanha, com a vitória (4 x 2) sobre o Bayer Leverkusen, no Estádio Olímpico de Berlim. Desde a primeira, em 1956-57, todas invictas, e as últimas oito, de 2012-13 a 2019-20, foram juntas com as oito conquistas consecutivas do Campeonato Alemão. O Bayern tem mais 14 Copas da Alemanha que o Borussia Dortmund, segundo vencedor com apenas seis.

GRANDE HISTÓRIA – Clube de 120 anos, fundado em 27 de fevereiro de 1900 por 11 jogadores de futebol, seu nome é o do estado – Bayern – e da cidade – Munique –, no sudeste do país. Seu uniforme principal, todo vermelho, tem no escudo a bandeira branca da Baviera. Com 250 mil sócios-torcedores, é o quarto clube mais rico do mundo, com 400 milhões de euros (R$2.100 milhões). Sua Arena Munique tem 75 mil lugares e foi inaugurada na Copa do Mundo de 2006, a segunda promovida pela Alemanha.

ANO DE OURO – O atacante Robert Lewandowski, polonês de 31 anos, vive seu ano de ouro no Bayern, em que atua desde 2014. Cinco vezes artilheiro do campeonato, bateu seu recorde com 34 gols em 2019-20, temporada que o credencia como o maior artilheiro da Europa – 43 jogos, 51 gols, com os dois que fez na decisão de hoje (4) da Copa da Alemanha – e provável ganhador, pela primeira vez, da Chuteira de Ouro, em cuja disputa só contam os gols do campeonato nacional.

MUITO FÁCIL – O Bayern não teve dificuldade em fazer 4 x 2 no Leverkusen e já saiu para o intervalo com 2 x 0, gols do zagueiro David Alaba aos 16 e do meia Serge Gnabry aos 24. No segundo tempo, Lewandowski fez 3 x 0 aos 14, e Sven Brender descontou de cabeça aos 18, mas Lewandowski fez 4 x 1 aos 44, e Havertz, de pênalti, aos 49, marcou o segundo do Leverkusen, com o árbitro berlinense Manuel Graffe, de 46 anos, encerrando antes da nova saída do Bayern.

OS CAMPEÕES – Neuer, Pavard, Boateng (Lucas Hernandez), David Alaba e Davies; Kimmich, Goretzka e Serge Gnabry (Philippe Coutinho); Thomas Muller (Tiago Alcântara), Lewandowski e Coman (Perisic). O técnico Hans-Dieter Flick colocou os meias Philippe Coutinho e Tiago Alcântara aos 17 do segundo tempo. O Bayern não teve interesse na compra de Philippe Coutinho, que será devolvido ao Barcelona, após o empréstimo em agosto de 2019. Tiago Alcântara, desde julho de 2014 no Bayern, está de saída para o Liverpool, campeão inglês.

HISTORINHA – Depois de perder a final deste sábado (4), o Bayer Leverkusen – 116 anos, fundado por funcionários da indústria farmacêutica Bayer -, que jamais foi campeão alemão,  ficou, pela sétima vez, como vice da Copa da Alemanha. Diante disso, o clube ganhou o apelido de Never (Nunca, em inglês) Kusen…  O único brasileiro do Bayer Leverkusen é o cearense Wendell, de 26 anos, melhor lateral-esquerdo do Campeonato Gaúcho de 2014 pelo Grêmio, que o vendeu em 2015 ao clube alemão.

LESÃO GRAVE – O meia-atacante Paulinho, ex-Vasco, sofreu ruptura dos ligamentos do joelho direito no treino da última terça (30) e deve passar por cirurgia. Formado na base do Vasco, Paulinho vai completar 20 anos no próximo dia 15, e foi vendido ao Bayer Leverkusen em julho de 2018 por 20 milhões de euros, na época o equivalente a R$85 milhões.