A RIVALIDADE de um dos clássicos mais apaixonantes está iniciando 2025 com zoação, e os nervos à flor da pele: a eliminação do Internacional, cinco vezes campeão da Copinha, após duas derrotas sem fazer gol, e a classificação antecipada do Grêmio com duas vitórias expressivas.

MAS, NÃO É SÓ ISSO a influir no emocional do Inter, como os dirigentes deixaram bem claro aos jogadores, na volta das férias, ao enfatizarem que “o primeiro grande objetivo do ano é o Gauchão”. Deixaram bem claro que o octacampeonato do Grêmio apavora e causa pânico no Inter.

O INTER INICIOU em 1969 a arrancada dos oito títulos consecutivos, e fechou a série em 1976, quando também foi bicampeão brasileiro, com a geração de ouro de Manga, Figueroa, Falcão, Carpegiani, Lula, e outros destaques, que tive a felicidade de acompanhar e entrevistar.

O GRÊMIO INICIOU a sequência de sete títulos consecutivos com Renato Gaúcho ganhando o tri de 2018-19-20; Tiago Nunes, o tetra de 2021, e Roger Machado, o penta de 2022. Renato voltou para o hexa de 2023 e o hepta de 2024. Em 2025, é com o estreante argentino Gustavo Quinteros.

SEIS DIAS ANTES da estreia no Gauchão com o Guarany, no estádio Estrela D’Alva, em Bagé, o Inter fará um amistoso de gala com a seleção do México, 5ª feira (16), no Beira-Rio. As equipes estrearão os uniformes da temporada 2025, e o México iniciará a preparação para a Copa de 2026.

A ESTREIA DO GRÊMIO no Gauchão será com o Brasil, dia 22, no estádio Bento Freitas, em Pelotas. Mas o primeiro grande teste de 2025, para medir a pressão dos gaúchos loucos por seu maior clássico, será o Grenal, no segundo sábado (8) de fevereiro. Na Arena Grêmio.

Foto: FGF/Divulgação