Com três gols de Gabriel e um gol do estreante Andreas Pereira, emprestado pelo Manchester United, todos no segundo tempo, o Flamengo chegou à oitava goleada, segunda consecutiva por 4 x 0, desde que o técnico Renato Portaluppi assumiu, em 24 de julho, e impôs ao Santos a segunda derrota na Vila Belmiro, na noite deste sábado (28). Igual em pontos ao Bragantino, o Flamengo só voltará ao quinto lugar se o Bragantino ao menos empatar com o líder Atlético Mineiro, na noite deste domingo (29), em Bragança Paulista.

CINCO DEFESAS – A atuação do goleiro João Paulo, com cinco defesas excepcionais, uma delas à queima-roupa, em chute de Gabriel, evitou que o Flamengo fizesse gol no primeiro tempo. Ele defendeu as finalizações de Everton Ribeiro, Gustavo Henrique, duas de Gabriel e a falta de Diego. João Paulo Silva Martins, de 26 anos, 1,88m, é sul-matogrossense de Dourados, e ganhou no Santos a Copa São Paulo 2013 e 2014, e o bicampeonato paulista 2015-2016.

MUITO TENSO – O jogo foi tenso porque o Santos, sem vencer em três jogos em casa, marcou duro e pegou pesado nas faltas, obrigando o árbitro catarinense Fifa Braulio Machado, de 42 anos, a aplicar quatro cartões amarelos, em Isla, Bruno Viana e Diego, e no santista Carlos Sanchez. Na saída para o vestiário, Gabriel foi provocado por dirigentes do Santos, pedindo que respeitasse sua casa, mas se limitou a ouvir.

QUATRO GOLS – Ao abrir o placar aos 6 do segundo tempo, convertendo pênalti de Wagner Leonardo em Michael, Gabriel retribuiu, comemorando em frente à tribuna, de onde partiu a provocação que ouviu calado, mas não repetiu o gesto ao marcar o segundo gol, aos 25, com assistência de Michael. Seu terceiro gol foi aos 35, após rebote do goleiro em chute de Mateuzinho, e aos 38 o estreante Andreas Pereira, emprestado pelo Manchester City, fechou a goleada.

ANDREAS HUGO HOELGBAUM PEREIRA, de 25 anos (1/1/96), nasceu em Duffel, distrito de Mechelen, província de Antuérpia, cidade portuária da Bélgica, quando o pai Marcos Antonio jogava como meia do KV Mechelen. Aos 9 anos, Andreas foi para o PSV, e aos 15 entrou no Manchester United (75 jogos, 4 gols); aos 16, emprestado ao Granada (37 jogos, 5 gols); aos 17, emprestado ao Valencia (29 jogos, 1 gol); aos 19, emprestado à Lazio (33 jogos, 1 gol). 

COM O GOL DA ESTREIA no Flamengo, Andreas Pereira chegou aos 12 gols em 175 jogos. Ele foi da seleção brasileira sub-20 e marcou o gol na final do Mundial 2015 perdido para a Sérvia por 2 x 1. Em 2018, tornou-se o quinto não nascido no Brasil a ser convocado para a seleção principal. Aos 25 anos, Andreas Pereira diz que o objetivo é se firmar no Flamengo e voltar à seleção: “O início não poderia ter sido melhor, mas foi do jeito que imaginei, ganhando e marcando um gol”.

PALMEIRAS VENCE E ENCOSTA NO LÍDER

Depois de quatro rodadas, o Palmeiras voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, com 2 x 1 sobre o Athletico Paranaense, na noite de ontem (28), no Allianz Parque, em São Paulo. Vice-líder com 35 pontos, o Palmeiras está a 3 pontos do Atlético Mineiro, que joga na noite de hoje (29) com o Bragantino, que por sua vez tenta retomar o quarto lugar perdido para o Flamengo, com os 4 x 0 no Santos.

SEGUNDO TEMPO – Os três gols da noite no Allianz Parque foram marcados no segundo tempo. O zagueiro Luan fez 1 x 0, de cabeça, aos 22 minutos, após escanteio do meia Raphael Veiga. O atacante paulista Guilherme Bissoli empatou aos 20, com assistência do meia uruguaio David Terans, e o gol da vitória foi de Roni, aos 25, após jogada de Breno Lopes e Deyverson, que entraram no segundo tempo. Ex-Athletico, Roni não comemorou o gol.

COM O FLAMENGO – O último jogo do turno com o Ceará foi adiado do próximo fim de semana e o Palmeiras só voltará a jogar na abertura do returno, dia 11 de setembro, no Allianz Parque, com o Flamengo, que o venceu (1 x 0) no jogo do turno, no Maracanã. O técnico português Abel Ferreira aproveitará as duas semanas livres para corrigir falhas e aumentar o poderio ofensivo do time.

CORINTHIANS 1 x 0 – Com boa atuação, o Corinthians obteve a terceira vitória consecutiva na noite de ontem (28), impondo-se por 1 x 0 ao Grêmio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O gol foi do atacante Jô, aos 34 minutos do segundo tempo, levando o time do técnico Sylvinho ao sexto lugar com 27 pontos. O Corinthians deve contratar o meia Willian, do Arsenal de Londres. O meia Maicon, do Grêmio, foi expulso pelo árbitro mineiro Ricardo Ribeiro, após insistir em reclamar do gol de Jô. O Grêmio está em décimo sétimo com 16 pontos.

VIGÉSIMO 0 x 0 – A cada rodada mais próximos do rebaixamento, Sport e Chapecoense fizeram o vigésimo jogo sem gol no Campeonato Brasileiro de 2021. O resultado na Ilha do Retiro, no Recife, refletiu bem a incompetência dos times: o Sport é antepenúltimo com 16 pontos e só 3 vitórias, e a Chapecoense, único que ainda não ganhou, não consegue sair do último lugar, com sete pontos dos sete empates em 18 jogos.

Foto: Jornal O Dia