Escolha uma Página

Flamengo e Fluminense voltam ao Maracanã, 15 anos depois, para decidir pela segunda vez a Taça Rio, como aconteceu na tarde do domingo, 3 de abril de 2005, quando o Fluminense chegou a fazer 4 x 0, e só no minuto final o Flamengo conseguiu o gol, em um dos últimos jogos de Zinho, que entrou no lugar de Junior. Foi o nono jogo invicto, com oito vitórias e um empate, do técnico Abel Braga, campeão carioca do ano, em dois jogos com o Volta Redonda, que havia ganho a Taça Guanabara.

A HISTÓRIA – O Fla-Fluda próxima quarta (8) será a final da edição 37 daTaça Rio, só não disputada em 1994 e 1995, para premiar o vencedor do segundo turno do campeonato. O primeiro foi o América, em 1982. Campeão em 2019 pela nona vez, o Flamengo tem tudo para se igualar ao Vasco, 10 vezes ganhador, a última em 2017. O Botafogo, sete vezes campeão, ganhou a última em 2013, e o Fluminense foi três vezes campeão da Taça Rio, a última em 2018. 

O FLA-FLU – O vencedor do clássico decidiria o título histórico do centésimo Campeonato Carioca com o Volta Redonda, que ganhou a Taça Guanabara – 0 x 0 e 3 x 2 nos pênaltis -, em decisão com o Americano de Campos, única da história sem um time da capital. O Fla-Flu do domingo, 3 de abril de 2005, atraiu 75 mil torcedores ao Maracanã. O Fluminense fez 4 x 0 em 27 minutos: Tuta, de pênalti, aos 2; Leandro, aos 6; Alex, aos 25, e Preto Casagrande, aos 29. Zinho fez o do Flamengo aos 44, todos no segundo tempo.

FLUMINENSE, campeão da Taça Rio 2005, com Kleber, Gabriel, Antonio Carlos, Igor e Juan; Marcão, Arouca, Diego e Juninho (Preto Casagrande); Leandro (Alex) e Tuta. Técnico – Abel Braga. FLAMENGO – Diego, Ricardo Lopes, Rodrigo, Fabiano Éller e André Santos; Jonatas, Da Silva e Junior (Zinho); Felipe Gabriel, Marcos Dener (Geninho) e Dimba. Técnico – Cuca. Na decisão com o Volta Redonda, o Fluminense ganhou o trigésimo título de campeão carioca, enquanto o Flamengo tinha 28 títulos.

BOM LEMBRAR – Na única final da Taça Guanabara, sem time da capital, em 2005, Volta Redonda e Americano fizeram a Festa do Interior, como ficou conhecida a decisão. Depois de 0 x 0, o Volta Redonda ganhou (3 x 2) nos pênaltis, com 35.541 pagantes no Maracanã.Dirigido porDário Lourenço, ex-zagueiro do Bonsucesso e Fluminense, o time do Volta Redonda era Lugão, Schneider, Alemão, Ailson e Maciel; Jonilson, Haroldo, Glauber e Mario Cesar; Humberto e Tulio

VANTAGEM – Com a vitória no Fla-Flu, o Flamengo sairá do Maracanã, quarta (8), com a décima Taça Rio, igualando-se ao Vasco, e 36 vezes campeão carioca, passando a ter mais cinco títulos que o Fluminense (31). Com 24, o Vasco é o terceiro, e o Botafogo, único ainda não tricampeão no Maracanã, ganhou 21 títulos. Bom lembrar: o Vasco foi o primeiro campeão no Maracanã (1950); o Fluminense, segundo (1951); o Flamengo, primeiro tri (1953-54-55), e o Botafogo, último grande a ser campeão no estádio (1957).

Imagem: Torcedores.com