COM A VITÓRIA sobre o Racing, que perdeu a invencibilidade e ficou nos 10 pontos, o Flamengo ajudou o Palmeiras a ser o líder geral de pontos da Libertadores pela quinta vez nas últimas seis edições, em que foi bicampeão, em 2020, com 1 x 0 no Santos, na primeira final em jogo único no Maracanã, e em 2021, com 2 x 1 no próprio Flamengo, em Montevidéu. Se vencer o Bolívar, na última rodada, em casa, o Palmeiras confirmará o 1º lugar geral com 15 pontos.

O 1º LUGAR GERAL na soma de pontos da Libertadores garante o segundo jogo das oitavas, das quartas e das semifinais, em casa, grande vantagem, pelo equilíbrio técnico das equipes. A Libertadores de 2023 será a quarta a ser decidida em jogo único, pela segunda vez no Maracanã, reconhecimento da Confederação Sul-Americana ao futebol brasileiro, presente nas três últimas finais. O Palmeiras disputará as oitavas de final pela 7ª vez consecutiva.

             SÃO PAULO x PALMEIRAS MAIS QUENTE

A TRÊS DIAS DO CLÁSSICO da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras, o São Paulo goleou o colombiano Tolima por 5 x 0, na noite de ontem ( 8 ), no Morumbi, e confirmou o 1º lugar no Grupo D da Copa Sul-Americana com 13 pontos. O time do técnico Dorival Junior já saiu para o intervalo com 3 x 0, gols de Calleri, Luciano e Caio Paulista, que fez o 4º, aos 16 do 2º tempo, e David, emprestado pelo Internacional, fechou a goleada aos 32 minutos.

DEPOIS DO SÃO PAULO e do Bragantino, do técnico português Pedro Caixinha, o Fortaleza também se classificou para o mata-mata das oitavas de final, com o 0 x 0 entre San Lorenzo e Palestino, do Chile, na noite de ontem ( 8 ), na Argentina. Já o Goiás, líder do Grupo G com 9 pontos, ficou no 0 x 0, em casa, com o Gimnasia, de La Plata, e vai decidir a vaga na Colômbia com o Santa Fé, com 7 pontos, igual ao Univesitário do Peru, que jogará em casa com o Gimnasia.

NA SUL-AMERICANA, o segundo colocado de cada grupo disputa um mata-mata com o terceiro de cada grupo da Libertadores, decidindo quem vai às oitavas de final com os primeiros colocados de cada grupo. Dia 29, na última rodada, o Botafogo pode confirmar o 1º lugar do Grupo A, se vencer em casa o chileno Magallanes, lanterna com a derrota (3 x 2) da noite de ontem ( 8 ), no Peru, para o Cesar Vallejo, adversário da LDU, no Equador.

Fotos: Cesar Greco / Palmeiras e Lance!