Escolha uma Página

O Palmeiras dominou amplamente o Ceará e praticamente garantiu a vaga na semifinal da Copa do Brasil, com a vitória (3 x 0) da noite de ontem (11), no Allianz Parque, em São Paulo, ao marcar os gols em cinco minutos, ainda no primeiro tempo. No jogo de volta, na próxima quarta (18), na Arena Castelão, em Fortaleza, o Palmeiras pode perder até por dois gols. O técnico português Abel Ferreira, do Palmeiras, foi expulso pelo árbitro Braulio Machado, aos 40 do primeiro tempo, ao reclamar da não marcação de um pênalti.

DOS 35 AOS 40 – Depois de exercer domínio, que não soube aproveitar nas finalizações, o Palmeiras acabou convertendo três boas chances, com Gustavo Scarpa fazendo 1 x 0 aos 35, Raphael Veiga ampliando aos 38, e Gabriel Veron completando aos 40. Na volta do intervalo, o time limitou-se ao toque de bola e a promover a estreia do zagueiro Alan Empereur, mineiro de Ipatinga, 26 anos, 1,86m, desde 2008 na Itália, formado na base da Fiorentina, e emprestado pelo Hellas Verona. Fez boa apresentação.

PALMEIRAS – Jailson, Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Gustavo Scarpa; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Lucas Lima (Alan Empereur) e Raphael Veiga (Rony); Gabriel Veron (Mayke) e Willian (Gabriel Silva). Técnico – Abel Ferreira. O jogo de volta será quarta (18), na Arena Castelão, em Fortaleza. Para ganhar a vaga, o Ceará tem que vencer por 4 gols; se vencer por 3, decide em pênaltis. O vencedor de Palmeiras x Ceará disputará a semifinal com o vencedor de Internacional x América Mineiro.

HISTORINHA – O Ceará nunca venceu o Palmeiras na Copa do Brasil – 4 derrotas, 3 empates -, embora o tenha eliminado em 1999. No jogo de ida, 0 x 0 no estádio Presidente Vargas, e a zebra no jogo de volta, no antigo Parque Antártica, onde o goleiro Chico defendeu dois pênaltis de Evair, justamente os únicos que não converteu pelo Palmeiras. Logo depois, o goleiro paraguaio Roberto Gato Fernandez  falhou feio no gol do lateral-direito Jaime, e o técnico Luxemburgo quase pediu demissão.

BOM LEMBRAR – Roberto Gato Fernandez, pai de Gatito, atual goleiro do Botafogo, foi figura na seleção do Paraguai, campeão da Copa América de 1979, e na Copa do Mundo de 1986, a segunda no México, venceu (1 x 0) o Iraque, dirigido por Evaristo de Macedo;  1 x 1 com o México e 2 x 2 com a Bélgica, só perdendo (3 x 0) para a Inglaterra, logo a seguir eliminada pela campeã Argentina. O pai de Gatito foi campeão gaúcho em 91 e 93 no Internacional, e campeão paulista e brasileiro em 94 no Palmeiras.

SEIS PONTOS – Sétimo colocado no Campeonato Brasileiro com 31 pontos, o Palmeiras voltará sábado (14) ao Allianz Parque, para o chamado jogo de seis pontos com o Fluminense, quinto com 32. Se vencer, o Palmeiras pode terminar a rodada em quarto, desde que o São Paulo, com 33, não ganhe do Fortaleza. Já o Ceará, décimo terceiro com 24 pontos, pode subir até quatro posições, se ganhar do Grêmio, sábado (14), em Porto Alegre. É a expectativa otimista do técnico Guto Ferreira.

Foto: Goal.com