EM JOGO DE DOIS TÉCNICOS nunca eliminados nas oitavas de final, o Palmeiras, do português Abel Ferreira, de 44 anos, venceu o Atlético Mineiro, do gaúcho Luiz Felipe Scolari, de 74, o mais velho do Campeonato Brasileiro, por 1 x 0, gol de Raphael Veiga, de canhota, no canto direito, aos 28 minutos do 1º tempo, na noite de ontem (2), no Mineirão. No jogo de volta, na próxima 4ª (9), no Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras terá a vantagem do empate para disputar as quartas de final com Deportivo Pereira, que venceu por 1 x 0, ontem (2), ou Del Valle, do Equador, que vai à Colômbia na próxima 4ª (9), precisando vencer por dois gols, ou por um gol, para decidir nos pênaltis.
BEM MAIS ORGANIZADO, o Palmeiras decidiu o jogo no primeiro tempo, e soube manter a vantagem na volta do intervalo, quando o Atlético Mineiro, ainda que de forma desordenada, tenha tentado a reação. A defesa do Palmeiras, atenta e consistente, protegeu bem o goleiro Weverton, com raras defesas, quase todas sem perigo. Raphael Veiga disse que “a vantagem é pequena, mas bem considerável”, ressaltando a consistência defensiva da equipe. O atacante Paulinho disse que “o Atlético tem tentado de tudo e que já não basta só jogar melhor, é preciso voltar a vencer”.
O ATLÉTICO CHEGOU AO 10º jogo sem vitória com o técnico Luiz Felipe Scolari, que ao longo da carreira, iniciada há 41 anos no CSA de Maceió, nunca passou por jejum tão longo: “Não tem faltado trabalho nem empenho dos jogadores e da comissão técnica. Não podemos lamentar, só temos que continuar tentando reencontrar o caminho das vitórias”. Antes do jogo de volta, o Atlético, 13º no Campeonato Brasileiro, visitará o São Paulo, 8º, domingo (6), no Morumbi, pela 18ª rodada.
ATLÉTICO MINEIRO – Everson, Saravia (Mariano), Igor Rabello, Jemerson e Arana; Otavio (Pedrinho), Battaglia, Zaracho (Igor Gomes) e Pavon (Hyoran); Paulinho (Alan Kardec) e Hulk.
PALMEIRAS – Weverton, Mayke, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Rios) e Raphael Veiga (Flaco Lopez); Artur (Marcos Rocha), Rony (Breno Lopes) e Dudu (Jhon Jhon). Antes do jogo de volta, o Palmeiras, 3º do Campeonato Brasileiro, visitará o Fluminense, 5º, sábado (5), no Maracanã.
SEM NENHUMA contratação na janela de transferências de julho, o que causou alguns protestos dos torcedores, o Palmeiras limitou-se a tornar profissional o atacante baiano Edney, que era da base do clube, aos 19 anos, em 2022. Ele assinou o primeiro contrato até 2026, com multa rescisória de R$18 milhões para clubes brasileiros, e de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros.
NO TERCEIRO JOGO da noite de ontem (2) da Libertadores, Nacional do Uruguai e Boca Juniors ficaram no 0 x 0, em Montevidéu. Outro empate no jogo de volta, 4ª feira (9), na Bombonera, em Buenos Aires, levará a decisão da vaga aos pênaltis. O vencedor disputará as quartas de final com Racing (Argentina) ou Nacional de Medellin (Colômbia).
Fotos: Terra, GE, Cidade Verde, CNN