DEPOIS DE TRÊS empates e cinco derrotas, o Peru venceu o Uruguai por 1 x 0, na noite de ontem (11), no Estádio Nacional de Lima, e passou a lanterna das eliminatórias para o Chile, derrotado de virada na véspera pelo Brasil, 4º colocado, por 2 x 1, no Estádio Nacional de Santiago.
O GOL DA 1ª VITÓRIA peruana foi do atacante Miguel Araújo, de 29 anos, do Alianza Lima, aos 43 minutos do 2º tempo, completando de cabeça o cruzamento do meia Piero Quispe, de 23 anos, do Pumas, do México. A bola tocou nas mãos do goleiro Rochet e na trave direita, antes de entrar.
PRÓXIMO ADVERSÁRIO do Brasil, 3ª feira (15), em Brasilia, o Peru é dirigido pelo uruguaio Jorge Fossati, de 71 anos, que foi goleiro de 11 times e encerrou a carreira no Brasil, em 88-89 campeão catarinense no Avaí (19 jogos), e em 89-90 no Coritiba (21 jogos), e técnico do Internacional em 2010.
O URUGUAI PERDEU a invencibilidade de seis jogos e chegou ao terceiro jogo consecutivo sem marcar, depois de 0 x 0 com Paraguai e Venezuela, e a derrota para o Peru, em que sofreu gol do pior ataque das eliminatórias. 3º com 15 pontos, o Uruguai tem menos 1 ponto que a vice-líder Colômbia (16); menos 4 que a líder Argentina, e mais 2 que o Brasil, 4º com 13.
A DERROTA para o Peru, então último colocado e sem vitória, pode voltar a agravar o relacionamento dos jogadores com o técnico Marcelo Bielsa, ex-zagueiro argentino de 71 anos. O próximo jogo do Uruguai, 3ª feira (15), no Estádio Centenário, em Montevidéu, será com o Equador, 5º com 12 pontos, em confronto direto pela vaga na Copa.
O GOLEIRO Sergio Rochet (Internacional), o lateral-direito Varela e o meia Arrascaeta, ambos do Flamengo, atuaram do início ao fim. O goleiro peruano Pedro Gallese defendeu o chute rasteiro do meia Federico Valverde, do Real Madrid, único do Uruguai na direção do gol.
FOI O 21º CONFRONTO das eliminatórias, com a 6ª vitória do Peru, depois de 11 do Uruguai e 4 empates. O Peru equilibrou a estatistica dos 11 jogos em Lima, com a 4ª vitória, após 4 vitórias do Uruguai e 3 empates. O jogo desta noite em Lima foi bem apitado pelo argentino Facundo Tello.
O TURNO DAS ELIMINATÓRIAS sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 registrou 80 gols em 45 jogos, média de 1.77 por jogo. Argentina e Uruguai marcaram 13 gols; Brasil e Bolívia, 11. Defesas menos vazadas, Paraguai (3), Equador (4), Argentina (5).
OS SEIS PRIMEIROS têm vaga direta na Copa; o sétimo vai disputar a repescagem com uma seleção da África, Ásia e Oceania. Iniciadas em 7 de setembro de 2023, as eliminatórias sul-americanas serão encerradas em 14 de setembro de 2025.
Foto: Reprodução/Instagram/@LaBicolor e Enerto Benavides / AFP