Operador de turismo, agente imobiliário e poliglota – fala seis idiomas -, Damir Skominade 42 anos, nascido em 5 de agosto de 76, na cidade portuária de Koper, quinta maior da Eslovênia, árbitro Fifa desde 2006, vai apitar a final da Liga dos Campeões da Europa 2018-19, Tottenham x Liverpool, a segunda entre times da Inglaterra, sábado, 1 de junho, no Wanda Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, com todos os 68 mil ingressos já vendidos.

ESTREIA – O primeiro jogo de Damir Skomina na Champions foi Benfica 1 x 1 Manchester United, em 14 de setembro de 2011, pela fase de grupos, diante de 64 mil torcedores, no estádio da Luz, em Lisboa. Em 2007, um ano após entrar na Fifa, ele apitou a final do Europeu sub-21, Holanda 4 x 1 Sérvia, e em 2008 atuou na Eurocopa e nos Jogos Olímpicos de Pequim. Há dois anos, Skomina apitou a final da Liga Europa – Manchester United 2 x 0 Ajax -, em 2017, com 47 mil torcedores na Friends Arena, em Estocolmo, capital da Suécia.

DESTAQUE – Entre os principais eslovenos que jogam fora do país, o destaque é o goleiro Jan Oblak, de 26 anos, 1,89m, desde 2014 no Atlético de Madrid, que já defendeu em 240 jogos e acaba de ser vice-campeão espanhol da temporada 2018-19. Oblak fala bem o português, após jogar de 2010 a 2014 no Benfica, que o emprestou ao Beira Mar, Olhanense, União de Leiria e Rio Ave, antes de negociá-lo com o Atlético de Madrid. É da seleção eslovena desde 2012 e um dos melhores do mundo.

ESLOVÊNIA – Pequeno país do Leste europeu, a Eslovênia – quatro milhões de habitantes – está entre o norte da Áustria, o sul da Croácia, o leste da Hungria e o oeste da Itália, e é o único ex-país comunista a fazer parte da União Europeia desde 2004, depois que se tornou independente em 1991 da antiga Iugoslávia, hoje Sérvia. Muito desenvolvido em literatura, música, cinema, ciência e tecnologia, teve o notável químico Friderik Pregl, nascido na capital Liubliana, vencedor do ambicionado prêmio Nobel, em 1923.

A proximidade com a belíssima Trieste, cidade do nordeste da Itália, faz com que boa parte dos eslovenos domine bem o idioma italiano. Quanto ao futebol, a Eslovênia apresenta desenvolvimento apenas discreto, mas começa a intensificar o trabalho nas divisões de base. A seleção usa uniforme verde – cor da Independência do país -, embora a Bandeira Nacional seja em azul, vermelho e branco. O Hino Nacional esloveno é Zdravljica, que quer dizer Um Brinde.

Foto: BBC