Com a motivação aumentada pela classificação para as semifinais da Libertadores, o Flamengo inicia setembro no Maracanã com o objetivo de se manter na liderança do Brasileirão 2019 e de conseguir a vantagem sobre o vice-lider Santos, também com 33 pontos, mas superado no saldo de gols (17 a 11), e o Palmeiras, terceiro com 30 pontos.

PRESENTE – Flamengo x Palmeiras, às 16 horas deste primeiro domingo de setembro, com ingressos esgotados, é o jogo em que o árbitro Rafael Traci, da Federação Paranaense e aspirante à FIFA, ganhará o presente antecipado pelos 38 anos que completará no dia (2) seguinte. Traci nasceu em Curitiba e é professor de Educação Física.

Rafael Traci

O MELHOR – Observador atento, revisor de seus próprios jogos, Rafael Traci foi promovido a aspirante à FIFA depois de eleito o melhor árbitro do Brasileirão 2018, em que apitou 19 jogos e advertiu 94 jogadores com cartões amarelos e três vermelhos, um por duplo cartão amarelo. Ele teve educação rígida dos pais e é intransigente no quesito disciplina.

O EMPATE – Um ano depois, Rafael Traci volta a apitar Flamengo x Palmeiras, como no 1 x 1 da rodada 31 do Brasileirão 2018, no Maracanã. O Palmeiras manteve a liderança com 63 pontos e o Flamengo, com 59, o segundo lugar. Ele também apitou, na penúltima rodada, o jogo em que o Palmeiras ganhou o título antecipado, com 1 x 0 no Vasco, em São Januário.

OS ÚLTIMOS – Os dois jogos mais recentes que Rafael Traci apitou foram Santos 6 x 1 Goiás e Corinthians 2 x 0 Botafogo. Ele também dirigiu, pela Copa do Brasil, o jogo em que o Internacional eliminou o Palmeiras (5 x 4, nos pênaltis). Traci apita, em média, 34 faltas e mostra 4.6 cartões amarelos por jogo. Detalhe: foi promovido a aspirante à FIFA, antes de apitar jogo da Série A do Brasileirão.

INTER x BOTAFOGO – O jogo que completará o último sábado (31) de agosto, às 21 horas, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre, será apitado por Dewson Freitas Silva, paraense de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, 38 anos e há 13 na FIFA. É o primeiro jogo dos dois times em que vai apitar em 2019.

CRUZEIRO x VASCO – O experiente Heber Roberto Lopes, 47 anos, da Federação Catarinense, embora nascido em Londrina, norte do Paraná, apita domingo (1), no Mineirão, um dos grandes clássicos brasileiros. Apitou a final da Copa América Centenário – Chile x Argentina -, em 2016, um ano antes de sair da FIFA, ao completar 45 anos. 

FLUMINENSE x AVAÍ – O jogo que encerra a rodada 17, segunda (2), às 20 horas, no Maracanã, será apitado pelo paulista Raphael Claus, 39 anos, na FIFA desde 2015 e um dos que atuaram em mais decisões de campeonatos estaduais e nacionais. Foi o árbitro de video da final histórica da Libertadores 2018 – River 3 x 1 Boca -, no estádio do Real Madrid, a primeira das 59 decisões, em campo neutro, fora da América do Sul.