ÚLTIMO DOS QUATRO das semifinais; derrotado nos três clássicos – 1 x 0 pelo Botafogo, 2 x 0 pelo Fluminense e 2 x 1 pelo Flamengo -, e eliminado no segundo jogo da Copa do Brasil por uma equipe inexpressiva, que tenta evitar o rebaixamento no Campeonato Baiano, o Vasco só terá as finais do Carioca e a Série B para completar 2022. O início de temporada é muito ruim.
NO INÍCIO DA PESQUISA, aberta ontem (10) pelo clube, em suas redes sociais, a pressão mais forte é sobre o técnico José Ricardo Mannarino. Dos 8.634 votos, 4.112 foram atribuídos ao técnico o mau começo de ano do futebol do clube, com 47% de culpa. Ao presidente Jorge Salgado, 2.572 votos (29% de culpa), e aos jogadores, 1.950 votos (22% de culpa).
O TÉCNICO JOSÉ RICARDO completou 12 jogos, com 7 vitórias, 3 derrotas nos clássicos e o 2º empate com a Juazeirense, que eliminou o Vasco nos pênaltis. Menos que pelos números, o treinador é contestado pela falta de evolução do rendimento da equipe, enquanto os dirigentes argumentam que ele ainda não teve tempo para ajustar uma equipe em formação.
OS DIRIGENTES DO VASCO dizem que o mercado está sendo avaliado e que os reforços só poderão ser contratados ao término dos campeonatos estaduais, domingo, 3 de abril. Só que, na semana seguinte começa o Brasileiro da Série B e o Vasco estreará com o Vila Nova, de Goiânia, dia 9, em São Januário. O tempo será curto para ajustar os novos contratados.
O VASCO AVALIA CONTRATAR lateral, zagueiro, meia e ponta, podendo chegar a cinco nomes. O clube conseguiu pôr em dia os salários, mas não poderá usar centavo dos R$70 milhões antecipados pelos investidores porque, de acordo com os dirigentes, o adiantamento foi para cobrir o orçamento de 2022, sem direito a lançar nada do dinheiro em contratações.
EMPATADO COM O BOTAFOGO, com 19 pontos, 6 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, o Vasco precisa vencer o Resende, em São Januário, e esperar que o Botafogo não vença o Audax, em Angra dos Reis. Os jogos serão domingo (13), no mesmo horário (16 h). A vantagem do Botafogo no saldo de gols (8 a 5), obriga o Vasco a vencer por 4 gols, o que ainda não conseguiu em 10 rodadas.
MUDANÇA NO REBAIXAMENTO – O Boavista, adversário do Fluminense, amanhã (12), na abertura da última rodada da Taça Guanabara, conseguiu recuperar 3 dos 7 pontos, pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme, e o Volta Redonda, último com 5 pontos, foi rebaixado pelos critérios de desempate para a Série A2 do estadual de 2023. Mas o Volta Redonda ainda tem o direito de interpor recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Foto: Papo na Colina