A DECISÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL de 2023, neste último sábado (28) de janeiro, tem previsão de 65 mil torcedores, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia. Será um contraste com a primeira que Palmeiras e Flamengo fizeram no domingo, 11 de abril de 2021, sem público, devido à pandemia do novo coronavírus.

FOI O PRIMEIRO DOS QUATRO jogos que Flamengo e Palmeiras disputaram nos últimos dois anos, e a vitória de cada um, e dois empates, não deixam dúvida de que o equilíbrio será de novo a tônica do confronto. Em 2021, o Flamengo venceu a Supercopa; o Palmeiras ganhou a Libertadores, e em 2022, houve dois empates.

A SEGURANÇA DO EVENTO será reforçada, com o dobro do número de agentes, e os organizadores não quiseram correr o risco de utilizar a capacidade total de 72.790 lugares, aumentada após a reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014. As cadeiras, com preços elevados, foram vendidas por R$198, até R$498.

PELA PRIMEIRA VEZ, técnicos portugueses decidem a Supercopa do Brasil, que seria o 7º título de Abel Ferreira no Palmeiras, campeão paulista; brasileiro; da Copa do Brasil; da Recopa Sul-Americana, e único estrangeiro a ganhar a Libertadores duas vezes consecutivas, e no mesmo ano (2021), vencendo Santos e Flamengo.

VITOR PEREIRA, 10 ANOS mais velho que o técnico do Palmeiras, que tem 44, faz a primeira final pelo Flamengo, 28 dias após assumir e dirigir o time em quatro jogos. O desafio dele é o de manter a equipe campeã, apoiado, principalmente, no retrospecto de 38 vitórias, mais da metade dos 69 jogos do Flamengo em Brasilia.

ABEL FERREIRA perdeu duas peças valiosas no meio-campo, com a saída de Danilo e Gustavo Scarpa. Sua mais recente revelação, Endrick, já vendido ao Real Madrid, disputará a primeira decisão como profissional, seis meses após assinar o primeiro contrato com o Palmeiras, em 21 de julho de 2022, dia em que completou 16 anos.

VITOR PEREIRA deixou as laterais em aberto, ao anunciar a escalação, sem dar pista de que o uruguaio Varela ou Mateuzinho iniciará na direita, e que Filipe Luis, depois da lesão muscular, voltará a ser titular, ou se Ayrton Lucas será mantido. Nas demais posições, a base da equipe será mantida.

PALMEIRAS – Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez (c), Murilo e Piquerez; Gustavo Menino, Zé Rafael e Rafael Veiga; Dudu, Rony e Endrick. O Palmeiras decide a Supercopa do Brasil de 2023 como campeão brasileiro de 2022, com 81 dos 114 pontos disputados: 23 vitórias, 12 empates, 3 derrotas, saldo de 39 gols (66 a 27).

FLAMENGO – Santos, Varela (Mateuzinho), David Luiz, Leo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luis); Tiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro (c); Arrascaeta; Gabriel e Pedro. O Flamengo decide a Supercopa do Brasil de 2023 como campeão da Copa do Brasil de 2022. 

Imagem: Tocedores