No estádio Alfredo Di Stefano, nos arredores da capital da Espanha, Real Madrid e Chelsea abrem nesta última terça (27) de abril as semifinais da Liga dos Campeões da Europa, desde 1995-1996 o maior torneio de clubes do mundo, em que o Real Madrid ganhou as cinco primeiras, como único pentacampeão, tendo como destaques três dos maiores da história do futebol: o carioca Evaristo Macedo, o húngaro Ferenc Puskas e o argentino Alfredo Di Stefano, homenageado com o nome do estádio.
NONA VEZ – Maior campeão da Espanha com 34 títulos e maior campeão da Liga dos Campeões com 13, o Real Madrid está na nona semifinal desde 2009-2010 e nas últimas oito foi quatro vezes finalista, ganhando todas. Nome gravado na história do Real Madrid, Zinèdine Zidane, francês de 48 anos, tornou-se o primeiro e único técnico a ganhar o torneio três vezes consecutivas, em 2015-16, 2016-17 e 2017-18, depois de campeão em 2001-2002 como notável meia-atacante.
BRASILEIROS – No elenco atual do Real Madrid, cinco brasileiros: o volante Casemiro; os atacantes Rodrygo e Vinicius Junior; o zagueiro Eder Militão e o lateral-esquerdo Marcelo, de 32 anos, o mais antigo de todos no clube, comprado do Fluminense em 2005, após ganhar o Campeonato Carioca. Depois do artilheiro Benzema, com 541 jogos, e do lateral Roberto Carlos, seu antecessor, com 527, Marcelo é o que mais jogou pelo Real Madrid: 519, cinco vezes campeão espanhol e quatro vezes campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de clubes.
CHELSEA – Cinco vezes campeão inglês, a última em 2016-2017, e campeão da Liga dos Campeões em 2011-2012, ao vencer o Bayern por 4 x 3 nos pênaltis, depois de 1 x 1, gols de Didier Drogba e Thomas Muller, o Chelsea tinha no time o zagueiro David Luiz, hoje no Arsenal, também de Londres. Na equipe atual, o técnico alemão Thomas Tuchel, de 47 anos, tem dois brasileiros: o zagueiro carioca Thiago Silva, de 36 anos, e o volante catarinense Jorginho, de 29 anos, naturalizado italiano.
ARBITRAGEM – Real Madrid x Chelsea será apitado por Danny Makkelie, de 38 anos, natural de Curaçao, belíssima ilha holandesa, com praias maravilhosas. Três anos depois de receber a insígnia da Fifa, em 2011, tornou-se o árbitro holandês mais jovem a estrear na Liga dos Campeões, em 2014, aos 26 anos, apitando Maribor 1 x 1 Chelsea, no estádio Ljudski, na segunda maior cidade da Eslovênia, na Europa Central. Bom dizer: Danny Makkelie é agente da Polícia Federal da Holanda.
AMANHÃ (28), o outro jogo da semifinal da Liga dos Campeões: PSG x Manchester City, no Parque dos Principes, em Paris, com cinco brasileiros em campo: o artilheiro Neymar e o zagueiro Marquinhos, campeões franceses, e o goleiro Ederson, o volante Fernandinho e o artilheiro Gabriel Jesus, que anteontem (25) ganharam a Copa da Liga Inglesa. PSG, do técnico argentino Maurício Pochettino, de 49 anos, e Manchester City, do técnico espanhol Josep Guardiola, de 50 anos, tentam o primeiro título.
Foto: Wikipédia , Sportbuzz