Escolha uma Página

Santi Cazorla comemora gol de empate / Site oficial do Villarreal

Doze dias depois de ter ganho pelo terceiro ano consecutivo o Mundial de clubes, o Real Madrid cumpriu jogo atrasado da décima sétima rodada do Campeonato Espanhol e só empatou (2 x 2), na noite desta quinta (3), no estádio La Cerâmica, com o Villarreal, que fez 1 x 0 logo aos três minutos e levou a virada ainda no primeiro tempo, mas conseguiu o empate no final, em jogo em que três dos quatro gols foram marcados de cabeça. O Real Madrid não saiu do quarto lugar com 30 pontos.

O MAIS BAIXO – Os dois gols do Villarreal, conhecido como submarino amarelo, cor integral de seu uniforme, foram do jogador mais baixo do Campeonato Espanhol, o meia Santiago Cazorla, 34 anos, 1,65m, que entre 2012 e 2018 fez 180 jogos e marcou 29 gols pelo Arsenal de Londres, onde sofreu contusão séria e levou tempo para voltar a jogar. Cazorla fez 1 x 0 aos quatro minutos com chute de primeira, após falha do lateral Marcelo, e empatou de cabeça aos 37 do segundo tempo, após cruzamento de Fornals.

FRANCESES – Os dois gols do Real Madrid foram dos franceses campeões do mundo Benzema e Varane, ambos no primeiro tempo. Após cruzamento de Lucas Vazquez, o atacante Benzema empatou de cabeça aos seis minutos, e o zagueiro Varane completou de cabeça a falta batida pelo alemão Toni Kross, aos 19, para deixar o Real Madrid em vantagem antes da saída para o intervalo. O jogo foi caracterizado pelo equilíbrio e correria, em noite de temperatura agradável de dez graus em Villarreal, município da comunidade de Valencia.

Vinícius Júnior / Site Oficial Real Madrid

VINÍCIUS JÚNIOR – O atacante carioca só entrou aos 41 do segundo tempo, substituindo o alemão Toni Kross, quatro minutos após o gol de empate do Villarreal. Vinícius Júnior pouco participou e não passaram de quatro os toques que deu na bola, sendo desarmado pelos marcadores em três disputas. O apoiador Modric, melhor jogador do mundo em 2011-2018, saiu para a entrada de Valverde no intervalo, quando também o técnico argentino Santiago Solari substituiu o galês Bale pelo espanhol Isco.

Casemiro / Site Oficial Real Madrid

LÍDER E VICE FORA – O Barcelona, lider com 37 pontos, jogará domingo (6) fora de casa com o Getafe. O vice-lider Atlético de Madrid, com 34 pontos, também será visitante no jogo com o Sevilha, terceiro com 32, no estádio Ramon Sanchez Pizjuan. O Real Madrid, quarto com 30 pontos, receberá o Real Sociedad, de San Sebastián, no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid. O Villarreal saiu da zona de rebaixamento e domingo jogará no País Basco com o Eibar.

Como em todas as cinco Ligas mais importantes da Europa, no Campeonato Espanhol são rebaixados para a segunda divisão os três últimos colocados. Depois de dezessete rodadas, os três últimos são Atlético de Bilbao (16 pontos), Rayo Vallecano (13) e o estreante Huesca (8 pontos e só uma vitória em 17 jogos), que participa pela primeira vez e deve voltar à segunda divisão na temporada 2019-20. Foram marcados 431 gols em 170 jogos e a média é de 2.54 gols por jogo. Messi, artilheiro, com 15.

HOMENAGEM – Antes de Villarreal 2 x 2 Real Madrid, no estádio La Cerâmica, os jogadores do Villarreal formaram o corredor de honra – pasillo, em espanhol – na entrada em campo do Real Madrid, homenageando os campeões mundiais de clubes. O Barcelona não teve o mesmo gesto no ano passado, antes do jogo com o Real Madrid, o primeiro do adversário após ganhar o Mundial de clubes pelo segundo ano consecutivo.

Keylor Navas / BBC

RENOVOU – O Real Madrid renovou o contrato do goleiro costa-riquenho Keylor Navas, 32 anos, 1,85m, que está no clube desde agosto de 2014, até 2021, e já ganhou onze títulos – 3 Ligas dos Campeões e quatro Mundiais de clubes, entre outros -, além de ser titular da seleção da Costa Rica desde 2008 (85 jogos).