Escolha uma Página

Neymar reapareceu na Liga dos Campeões marcando o gol de empate, mas o PSG perdeu (2 x 1) para o Borussia Dortmund, com dois gols do norueguês Erling Haaland, de 19 anos, nascido na Inglaterra, e terá a vantagem do empate no jogo de volta, dia 11 de março, em Paris, para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões. Joachim Low, técnico da seleção da Alemanha, era um dos 66.099 presentes ao Signal Iduna Park, em Dortmund.

RECORDE – Erling Haaland é o novo recordista da Liga dos Campeões, fazendo gol pelo sexto jogo consecutivo, superando Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Del Piero e Neymar, que marcaram em cinco jogos seguidos. Haaland fez 29 gols em 27 jogos pelo Salzburg, da Áustria, em 2019, e logo na estreia no Borussia Dortmund, em 18 de janeiro, marcou três gols em vinte minutos, nos 5 x 3 sobre o Augsburg pelo campeonato alemão.

MARCAS – Erling Haaland é o primeiro do campeonato alemão a fazer sete gols nos três primeiros jogos. Artilheiro do Mundial sub-20 de 2019, Haaland marcou 9 dos 13 gols da Noruega, melhor ataque, nos 12 x 0 sobre Honduras, maior goleada. Ele disputou as sete categorias, desde sub-15, e está convocado pela primeira vez para a seleção principal, que tentará vaga nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. 

PRESSÃO – Filho do ex-zagueiro Alf-Inge Haaland, que disputou a Copa de 94 e jogou no Leeds, onde nasceu, Erling Haaland completou hoje (18) 11 gols em 7 jogos pelo Borussia Dortmund. O clube alemão sofrerá pressão forte na próxima janela de transferências, em julho/agosto, porque já é grande o interesse de clubes com mais poder de compra. Pesquisas revelam que a Juventus encabeça a lista e o Manchester City é o segundo.

INTENSO – Os gols só saíram no segundo tempo, mas Borussia Dortmund 2 x 1 PSG foi disputado sob muita intensidade, que aumntou na volta do intervalo. Haaland fez 1 x 0 aos 25, e Neymar, também na pequena área, após cruzamento do fundo de Mbappé, empatou aos 30. O gol da vitória, aos 33, foi da meia-lua, com Haaland, de canhota, no ângulo direito, sem chance para o bom goleiro costa-riquenho Keylor Navas, ex-Real Madrid.

NEYMAR – Sua participação foi discreta no primeiro tempo. O único chute na direção do gol foi em cobrança de falta, aos 10 minutos, à esquerda do goleiro suíço Roman Burki, de 29 anos, 1,88m. Aos 19, Neymar sofreu falta dura do volante alemão Emre Can, de origem turca, emprestado pela Juventus. Neymar estava livre na pequena área, ao marcar o gol de pé esquerdo, após cruzamento de Mbappé, que passou por três marcadores.

REAÇÃO – O PSG tem que reagir no jogo de volta, dia 11 de março, em Paris, para não ser eliminado nas oitavas de final da Champions League pela quarta temporada consecutiva. Pelo gol desta terça (18), o hexacampeão francês só precisa de 1 x 0. Empate com qualquer placar classifica o Borussia Dortmund, oito vezes campeão alemão, a última em 2011-12, mas que só ganhou a Champions em 1996-97. O PSG nunca venceu a Liga dos Campeões.

SEIS CARTÕES – Atuação sem falha do árbitro espanhol Antonio Mateu Lahoz, de 42 anos, que só mostrou um amarelo no primeiro tempo, ao volante Witsel, por falta em Di Maria, aos 41. No segundo tempo, Hummels aos 5, falta em Mbappé. Gueye aos 9, em Witsel. Neymar aos 14, em Witsel. Meunier aos 41, em Sancho, e Verratti aos 43, reclamação. Meunier e Verratti estão suspensos do jogo do dia 11 de março no Parque dos Príncipes, em Paris.

DORTMUND – Roman Burki, Piszczek, Hummels, Zagadow e Hakimi; Emre Can, Witsel, Raphael Guerrero e Jadon Sancho (Schmezel, 44 do segundo tempo); Thorgan Hazard (Reyna, 22 do segundo tempo) e Erling Haaland. Técnico –Lucien Favre, suíço de 62 anos, ex-meia, contratado em maio de 2018 até junho de 2020. O time é terceiro colocado do campeonato alemão, que conquistou oito vezes.

PSG – Keylor Navas, Meunier, Tiago Silva, Kimpembe e Kurzawa; Marquinhos, Gueye e Marco Verrati; Di Maria (Pablo Sarabia, 31 do segundo tempo), Mbappé e Neymar. Técnico – Thomas Tuchel, alemão de 46 anos, ex-zagueiro, contratado em 2018. Tuchel completou nesta terça (18), 94 jogos no comando do PSG, clube de 49 anos (12/8/1970), oito vezes campeão francês, e invicto em todas as 12 conquistas da Copa da França.

Foto: Sascha Schürmann/AFP