Escolha uma Página
Foto: site oportaln10.com.br
 
Agora se pode dizer com razão e com todas as letras: River x Boca, primeira decisão da Copa Libertadores entre times argentinos, é uma final inédita e histórica. 1 – Adiada pela primeira vez, devido ao temporal que inundou o gramado do estádio do Boca. 2 – Adiada pela segunda vez, pela vergonhosa selvageria dos torcedores do River, que estilhaçaram as janelas do ônibus do Boca e feriram alguns jogadores. 3 – A inédita e histórica final argentina, no segundo domingo (9) de dezembro, será no estádio do Real Madrid, cenário da decisão da décima segunda Copa do Mundo – Itália 3 x 1 Alemanha -, em 11 de julho de 82.
INEDITISMO REAL – Sem fazer trocadilho com o nome do clube espanhol, River x Boca tem realmente um ineditismo real. Pela primeira vez, na história de 58 anos do maior torneio de clubes da América do Sul, uma decisão será na Europa, a 10.059 km de distância de Buenos Aires a Madrid, em voo com a duração de 12 horas e 15 minutos.
 
OUTRO TOQUE – Bem que a Confederação Sul-Americana de Futebol poderia aproveitar para acrescentar outro toque inédito à decisão, com a escolha de um árbitro europeu para a primeira final da Libertadores da América na Europa. Afinal, o estádio Santiago Bernabeu, inaugurado em 14/12/1947, com o amistoso Real Madrid 3 x 1 Belenenses, terá em campo, pela primeira vez,
um jogo de sul-americanos.
JOGOS HISTÓRICOS – Antes da final Itália 3 x 1 Alemanha, o estádio do Real Madrid foi palco de três jogos da décima segunda Copa do Mundo em 1982. Alemanha 0 x 0 Inglaterra, Espanha 1 x 2 Alemanha e Espanha 0 x 0 Inglaterra. Houve também quatro finais da Champions League no Santiago Bernabeu. Real Madrid 2 x 1 Fiorentina (1957), Milan 4 x 1 Ajax (1969), Nottingham Forest 1 x 0 Hamburgo (1980) e Inter de Milão 2 x 0 Bayern de Munique.
 
MULTA E ESCOLHA – A Confederação Sul-Americana de Futebol aplicou multa de 400 mil dólares ao River e desprezou diversas  propostas para que River e Boca se enfrentassem na final nos Estados Unidos (Miami), Catar (Doha), Itália (Gênova), Manaus (Arena Amazônia), Porto Alegre (Arena Grêmio ou Arena Beira Rio), Chapecó(Arena Condá), Recife (Arena Pernambuco) e Belo Horizonte (Mineirão). Os 90 mil lugares do estádio Santiago Bernabeu estarão ocupados. Além dos muitos torcedores que irão da Argentina, há milhares de argentinos que vivem na Europa e se deslocarão até Madrid.