A 13ª RODADA do Campeonato Brasileiro, além de manter o Botafogo com folga na liderança por mais duas rodadas, tamanha a vantagem de pontos que abriu ao vencer o Vasco, foi boa para o Flamengo, que consolidou o 3º lugar, com mais dois pontos que o Palmeiras, e até para o Fluminense, que poderia perder de cinco a seis posições, após a derrota para o São Paulo, mas foi beneficiado pelos tropeços dos concorrentes imediatos e só caiu uma posição, do 5º ao 6º.
O PALMEIRAS poupou nove titulares para o primeiro jogo do mata-mata das oitavas de final da Copa do Brasil, 4ª feira (5), com o São Paulo, e se deu mal em Curitiba, cedendo o empate ao Athletico Paranaense, que também preservou alguns titulares, depois de abrir 2 x 0. Antes de marcar de cabeça o 1º gol, Endrick bateu mal o pênalti no canto esquerdo e o goleiro reserva Leo Linck defendeu, enquanto o titular Bento o aplaudia.
GABRIEL MENINO substituiu o colombiano Richard Rios no intervalo e fez Palmeiras 2 x 0 aos 12, mas o Athletico soube aproveitar a expulsão do lateral Gustavo Garcia, pelo 2º amarelo, após cometer pênalti com o braço, para empatar em sete minutos. Vitor Bueno converteu o pênalti aos 20, e aos 27 Vitor Roque empatou, isolando-se como vice-artilheiro com 7 gols, menos três que Tiquinho Soares.
ABEL FERREIRA cumpriu mais uma suspensão e seu substituto João Martins, além de reclamar muito da arbitragem, fez uma declaração que pode levar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva a convocá-lo para depor. Ele disse que “seria ruim para o sistema o segundo título consecutivo de campeão brasileiro do Palmeiras”. Mesmo sem vitória em dois jogos seguidos, o Palmeiras manteve o 4º lugar, a 2 pontos do Flamengo, próximo adversário.
OUTRO QUE CEDEU foi o Atlético Mineiro, depois de sair para o intervalo com 2 x 0, gols de Zaracho e Hulk. O América empatou com dois gols do atacante uruguaio Gonzalo Mastriani, o 2º de letra, aos 14 e aos 27 minutos, no primeiro jogo do técnico Luiz Felipe Scolari no Mineirão, ainda sem vitória, expulso por dois cartões amarelos no 1º tempo. Hulk foi expulso após o jogo, também por dois amarelos, ao reclamar com deboche do árbitro gaúcho Jean Pierre Lima.
O PRIMEIRO DOMINGO de julho começou quente na Arena Corinthians, que sofreu a sétima derrota, primeira em casa, para o Bragantino, que subiu do 8º ao 5º, com o gol do gaúcho Eduardo Sasha, 3º artilheiro, com 6, igual a Hulk. Os 42 mil corintianos não só voltaram a protestar, mas a ameaçar com faixas: “Se o Timão cair, alguém vai morrer”. O Corinthians, 16º com 12 pontos, volta ao rebaixamento, se o Goiás vencer hoje (3) o lanterna casa.
O SANTOS chegou ao 12º jogo sem vitória, ao perder feio para o Cuiabá por 3 x 0, no último jogo da noite de ontem (2), com os gols de Deyverson, Denilson e Rikelme na Arena Pantanal. Eliminado das Copas Sul-Americana e do Brasil, o Santos troca de técnico, mas o time não consegue melhorar. O Rei se revira no túmulo…
Fotos: Divulgação