O BRASIL GOLEOU O CHILE POR 4 x 0, na noite desta 5ª feira (24), diante de 69.368 torcedores no Maracanã, no último jogo no país, antes da primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, onde tentará ganhar o sexto título e evitar a 5ª Copa sem Copa. Foi a 8ª vitória como mandante em 8 jogos nas eliminatórias, só com 1 gol sofrido.

APESAR DO DOMÍNIO DESDE O INÍCIO, o primeiro gol só foi feito aos 43 minutos por Neymar, deslocando o goleiro Claudio Bravo na cobrança do pênalti que sofreu do lateral Isla. Foi o 71º gol de Neymar pela seleção, 8º nas eliminatórias, em que é o 2º artilheiro, com menos 2 gols que o boliviano Marcelo Moreno.

NOS ACRÉSCIMOS, aos 47 minutos, Vinicius Junior aproveitou a assistência de Antony, após saída errada do goleiro, e fez o primeiro gol em seu 12º jogo pela seleção. Como em quase todos os jogos com o Chile, o Brasil exerce sempre amplo domínio e dessa vez não foi diferente, diante de adversário bem frágil.

NA VOLTA DO INTERVALO, Philippe Coutinho foi o primeiro a entrar, substituindo Paquetá aos 18 minutos. Aos 27, converteu o 6º pênalti em favor da seleção nas eliminatórias, cometido pelo goleiro Bravo em Antony. Richarlison fechou a goleada aos 46, com chute forte de canhota, em seu 11º gol em 33 jogos pela seleção.

ALISSON, Danilo, Marquinhos, Tiago Silva e Arana; Casemiro (Bruno Guimarães, 37 do 2º tempo), Fred (Fabinho, 37 do 2º tempo) e Paquetá (Philippe Coutinho, 18 do 2º tempo); Antony (Richarlison, 30 do 2º tempo), Neymar e Vinicius Junior (Martinelli, 29 do 2º tempo). Com a 13ª vitória, o Brasil consolidou o 1º lugar com 42 pontos.

NEYMAR HÁ DE TER calculado bem o cartão amarelo, em discussão com Paulo Diaz aos 17 minutos do 2º tempo, para evitar o jogo de 3ª (29), na altitude de La Paz, com a já eliminada Bolívia. Vinicius Junior também não irá, pela discussão com o zagueiro Gary Medel, em que foi advertido aos 26 do 2º tempo. 

COM O 2º LUGAR ASSEGURADO, com 35 pontos, para sua 18ª Copa, a Argentina joga na noite de hoje (25), em La Bombonera, com a lanterna Venezuela, única da América do Sul que nunca participou da Copa do Mundo. O Uruguai confirmou a classificação para a 4ª Copa consecutiva, ao vencer o Peru por 1 x 0, gol de Arrascaeta, na noite de ontem (24), no estádio Centenário.

ENQUANTO O URUGUAI ficou com a última vaga, o Equador garantiu a ida à Copa pela 4ª vez, mesmo perdendo para o Paraguai por 3 x 1, na noite de ontem (24), em Assunção. Os equatorianos estiveram nas Copas de 2002, 2006 e 2014. Faltando a última rodada, 3ª feira (29), Peru (5º com 21), Colômbia (6º com 20) e Chile (7º com 19 pontos) disputam quem vai à repescagem.

Foto: André Durão