NÃO SEI QUANTOS TÉCNICOS assistiram, mas a entrevista do agente de Paulo Sousa, técnico do Flamengo, e Vítor Pereira, técnico do Corinthians, no Bola da Vez dos canais ESPN, na noite de ontem (4), exige uma reação dos profissionais brasileiros. Jorge Castelo, simples adjunto de equipes inexpressivas, não tem currículo para tentar denegrir a imagem do técnico brasileiro.
UM DOS TÉCNICOS de que foi adjunto, no Sporting de Lisboa, Ricardo Sá Pinto, foi um dos maiores enganadores da história do Vasco. Entrou em 14 de outubro, saiu em 29 de dezembro de 2020, ganhando só 3 dos 15 jogos, com 6 empates e 6 derrotas. Jorge Castelo disse: “O técnico brasileiro acha que sabe tudo e não precisa aprender mais nada”.
O TÉCNICO BRASILEIRO sempre esteve entre os mais conceituados, e bastaria, com relação ao futebol português, citar apenas os nomes do carioca Oto Glória e do gaúcho Luiz Felipe Scolari. Das 21 Copas do Mundo, a melhor posição de Portugal foi o 3º lugar, com Oto Glória, em 1966, e a segunda melhor posição, o 4º lugar, com Scolari, em 2006.
PORTUGAL NÃO CONSEGUIU se classificar em 12 das 21 Copas do Mundo. Como a maioria dos europeus, que achava o Uruguai muito distante, Portugal não quis participar da 1ª Copa, em 1930. E não se classificou para as seis Copas seguintes (34 a 62), só entrando na Copa de 66, com Oto Glória comandando a geração de Eusébio e outros notáveis.
OTO GLÓRIA saiu e Portugal ficou mais quatro Copas sem se classificar (70 a 82). Voltou em 86, foi eliminada na primeira fase, e ficou fora das três seguintes (90, 94, 98). Em 2002, perdeu dos Estados Unidos (2 x 3) e da Coreia do Sul (0 x 1); só ganhou da Polônia (4 x 0). Em 2006, com Scolari, terminou em 4º lugar. Em 2010 e 2018, saiu nas oitavas; em 2014, na 1ª fase.
O TÉCNICO PORTUGUÊS com melhores resultados é Fernando Santos, no cargo desde 2014, campeão da Eurocopa de seleções em 2016, com 1 x 0 na França, no Stade de France, em Paris, e campeão da Liga das Nações em 2019, com 1 x 0 na Holanda, no estádio do Dragão, no Porto. Pela primeira vez, Portugal sediou e ganhou a Liga das Nações.
PORTUGAL DEPENDE dos playoffs de março para se classificar à Copa de 2022. Precisa vencer a Turquia e esperar para decidir em casa com a Itália, favorita no confronto com a Macedônia do Norte. Eliminada pela Suécia, em jogo de desempate, a Itália ficou fora da Copa de 2018, o que não acontecia há 60 anos. Atual campeã da Europa, a Itália é a pedra na chuteira de Portugal.
DE TODOS OS TÉCNICOS PORTUGUESES no Brasil, o de trabalho mais consistente é Abel Ferreira, único europeu a ganhar a Libertadores duas vezes consecutivas, embora sem êxito nos Mundiais. Jorge Jesus saiu-se bem no Flamengo, só lhe faltou coragem na decisão com o Liverpool para ganhar todos os títulos. Fracassou na volta ao Benfica e continua sem clube.
SEM QUESTIONAR MÉRITOS, perguntar não ofende: se Abel Ferreira e Jorge Jesus são tão bons, por que nunca estiveram nos planos do Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, só para citar três das grandes forças?
Foto: Blog Campo Tático