Reprodução

Invicto em cinco jogos e com apenas dois gols sofridos, o Vasco venceu pela terceira vez de goleada e se classificou para as oitavas de final da Copa São Paulo, com os 5 x 1 da tarde desta segunda (14) no Mantiqueira, no estádio Dario Leite, em Guaratinguetá, onde o início do jogo atrasou, devido à chuva de granizo que obrigou os times a voltar para os vestiários. O Vasco já saiu para o intervalo com 2 x 0, e Tiago Reis, que fez dois gols, é o artilheiro da equipe com seis gols em cinco jogos.

O ADVERSÁRIO do Vasco nas oitavas de final será o Coritiba, que nesta segunda (14) eliminou o São Caetano, do ABC paulista, nos pênaltis (6 x 5), depois de 2 x 2 nos 90 minutos. O jogo foi no estádio do Juventus, na Rua Javari, na capital paulista. Vasco x Coritiba, amanhã (quarta, 16), às 19h30m, no estádio do Canindé, em São Paulo.

Reprodução

EM 18 MINUTOS – Com o domínio do jogo desde o início, o Vasco marcou os dois gols do primeiro tempo em 18 minutos. Lucas Santos abriu o placar aos 12, convertendo com categoria o pênalti cometido com a mão pelo zagueiro Tiago, e o artilheiro Tiago Reis fez 2 x 0 aos 18, três minutos depois do susto da bola Vinícius Eduardo mandou no travessão do Vasco, que também acertou o travessão com o chute de Caio Lopes no início do segundo tempo, cinco minutos antes do meia Igor marcar de cabeça o gol do Mantiqueira aos 10 minutos.

TRÊS EM TRINTA – O Vasco sufocou a reação do Mantiqueira, que sofreu o terceiro gol aos 14, com a cabeçada precisa de Tiago Reis, após o cruzamento sob medida do lateral Caio Tenório. O quarto gol foi do ponta João Pedro aos 39, finalizando no ângulo a assistência de Talles, que fechou a goleada (5 x 1) cinco minutos depois, aos 44, concluindo boa jogada de Laranjeira. O técnico Marcos Valadares, embora o regulamento permita até seis substituições, só fez duas mudanças no time.

ESCALAÇÃO – Alexander, Caio Tenório, Ulisses, Miranda e Coutinho; Caio Lopes, Bruno Gomes e Linnick (Laranjeira, 20 do segundo tempo); Lucas Santos, Tiago Reis (Talles, 31 do segundo tempo) e João Pedro, único advertido com cartão amarelo. Na ordem, o Vasco na Copinha: 4 x 1 no Carajás (Pará), 0 x 0 com Tubarão (Santa Catarina), 1 x 0 no Taubaté (SP), 4 x 0 no Juventude, de Caxias do Sul (RS), e 5 x 1 no Mantiqueira (SP). O Vasco só foi campeão da Copa São Paulo em 1992.

VOLTA REDONDA ELIMINA PORTUGUESA

O Volta Redonda, do técnico Neto Colucci, eliminou a Portuguesa (2 x 1), na noite desta segunda (14), no estádio do Canindé, e jogará nas oitavas de final da Copa São Paulo com o Atlético Mineiro, que se classificou ao vencer (1 x 0) o EC Água Santa, de Diadema, região sudeste da Grande São Paulo, a 17 km da capital. Na fase de grupos, em que ficou em segundo no Grupo 32, o Volta Redonda havia perdido (1 x 0) para a Portuguesa.

VOLTA REDONDA x Atlético Mineiro, amanhã (quarta, 16), às 15 horas, no estádio do Juventus, na Rua Javari, na capital paulista.

EQUILÍBRIO – Romário fez o Volta Redonda sair em vantagem com o gol que marcou logo aos nove minutos, mas a Portuguesa empatou ainda no primeiro tempo com o gol de Lucca aos 32. Na volta do intervalo o equilíbrio continuou, com boas chances de gol, mas o Volta Redonda soube aproveitar a indecisão do goleiro e do zagueiro da Portuguesa para se classificar com o gol da vitória (2 x 1), aos 14 minutos, de Marquinhos. 

FLUMINENSE PERDEU DE NOVO DO AUDAX

O Audax de Osasco segue 100% na Copa São Paulo e vai jogar nas oitavas de final com o Grêmio, que nesta segunda (14) eliminou o CSA – Centro Sportivo Alagoano -, com vitória tranquila (2 x 0). O Audax voltou a vencer (1 x 0) o Fluminense, a quem já havia derrotado (2 x 0), quando terminou em primeiro no Grupo 23. Foram as duas únicas derrotas do tricolor carioca, após 7 x 0 no Parnahyba (Piauí), 2 x 0 no Sete de Dourados (MS) e 4 x 3 no Londrina, nos pênaltis, depois de 3 x 3 nos 90 minutos.

GOL DE CABEÇA – Oito minutos depois que o atacante Leandro acertou o travessão do goleiro Cucato, do Audax, o Fluminense sofreu o gol do jogo que o eliminou. O meia Ramires aproveitou o cruzamento da direita e com leve desvio na bola tirou a chance de defesa do goleiro Heitor, aos 32 do primeiro tempo. O Fluminense pressionou muito tentando o empate, que levaria a decisão da vaga aos pênaltis, mas o Audax soube segurar a vantagem.

30 ANOS – Time carioca mais vezes campeão (5) da Copa São Paulo – 71, 73, 77, 86 e 89 -, o Fluminense completou 30 anos sem ganhar o torneio em que revelou alguns de seus bons jogadores – Pintinho, Cleber, Mario, Robertinho e Zezé, entre outros – e é bom lembrar que os três primeiros títulos foram sob o comando de Pinheiro – 13/1/32 – 30/8/2011 -, segundo que mais vestiu a camisa tricolor (605 jogos), depois de Castilho – 27/11/1927 – 2/2/1987 -, maior goleiro da história do clube, único em que jogou no futebol carioca, e recordista com 698 jogos, entre 1946 e 1964.

PINHEIRO foi campeão carioca de 1951 e 1959, campeão da Copa Rio de 1952 e titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1954, na Suíça, quando pela última vez o Fluminense teve três titulares em uma Copa: Castilho, Pinheiro e Didi. Os tricolores  recordam sempre com alegria do primeiro grande trio final do time de 50 a 53 no Maracanã: Castilho, Píndaro e Pinheiro.

BOTAFOGO x GUARANI – Depois de eliminar o Atlântico da Bahia (2 x 0) e o América Mineiro (1 x 0), o Botafogo faz hoje (terça, 15) o terceiro jogo do mata-mata. Será no estádio da cidade de São Carlos, com o Guarani, de Campinas, que eliminou o Internacional, de Porto Alegre, com a sonora goleada de 5 x 0. O Botafogo tem três vitórias, sem sofrer gol nos dois últimos jogos, e só perdeu (1 x 0) na fase de grupos para o Cuiabá, e 1 x 1 com o Horizonte, do Ceará, na estreia.