ENQUANTO TÉCNICO DA SELEÇÃO, terceiro a dirigir em duas Copas consecutivas (2018-2022), depois de Mario Zagallo (70-74) e Telê Santana (82-86), Tite ouviu muitos pedidos do Flamengo para limitar os convocados, mas nem sempre atendeu. Hoje, técnico do Flamengo, ele diz que todos os seus jogadores estão à disposição de Dorival Junior, que fará a primeira convocação, 6ª feira, 1 de março.
“O DORIVAL PODE FICAR À VONTADE e convocar quantos quiser do Flamengo” – ressalta Tite, alegre e feliz com a vitória (2 x 0) no Fla-Flu, que garantiu, com a Taça Guanabara, seu primeiro título no futebol carioca, depois de bem-sucedido no Corinthians, campeão paulista, da Libertadores e Mundial. Ele vai além: “Não dou direito nenhum, enquanto técnico do Flamengo, de restringir convocações”.
A VISÃO DE TITE SOBRE CONVOCAÇÃO é bem diferente da maioria dos seus colegas treinadores de clubes: “Vejo a convocação como forma de ascensão, de conquista de objetivos, de crescimento, de valorização e até mesmo de supervalorização do profissional. É o desejo maior da carreira de todo jogador, assim como também de todo técnico”.
O TÉCNICO DO FLAMENGO diz que fala de coração aberto, com a maior sinceridade: “Sei bem o que representa para o jogador ser convocado para a seleção. Por isso é que digo que não tenho o direito de pedir para que o técnico não convoque nem mesmo limite o número de convocados. Que o Dorival fique bem à vontade e faça a convocação da forma mais justa, como é sua linha de trabalho”.
TITE TAMBÉM FAZ QUESTÃO de ressaltar: “O Flamengo não terá prejuízo algum, seja quantos venham a ser convocados, porque conta com peças de reposição, que são os valores que estão surgindo da base, e também as contratações que efetuou”. Bom lembrar: Tite dirigiu a seleção em 81 jogos, com 61 vitórias, 15 empates, 6 derrotas e ganhou invicto a Copa América de 2019 no Maracanã.
TITE CONVOCOU 11 DO FLAMENGO enquanto dirigiu a seleção: Everton Ribeiro e Pedro, que estiveram na Copa de 2022, e mais: Bruno Henrique, Gabriel, Cebolinha, Filipe Luis, Rodrigo Caio, David Luiz, Gerson, Pablo e o goleiro Santos. Agora, em 2024, Tite espera que Dorival Junior convoque o máximo de jogadores que estão sob seu comando: “Ficarei feliz, e eles, com certeza, muito mais”.
OS PRIMEIROS JOGOS DA SELEÇÃO com o técnico Dorival Junior serão em março. Dia 23, no estádio de Wembley, nos arredores de Londres, com a Inglaterra, e dia 26, no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, com a Espanha. Há especulação de que o técnico poderia priorizar os que jogam no Brasil, sem, no entanto, abrir mão dos mais importantes que atuam na Europa. A conferir.
Fotos: Divulgação