altando sete rodadas, o Borussia Dortmund ganhou (2 x 0) do Wolfsburg, sétimo colocado, e voltou a se isolar na liderança do Campeonato Alemão, com o tropeço do Bayern de Munique, que empatou (1 x 1) com o Freiburg, décimo primeiro colocado. O clássico Bayern x Dortmund, no próximo sábado (6), na Allianz Arena, em Munique, pode decidir o título da temporada 2018-19. No turno, em Dortmund, o Borussia ganhou (3 x 2). O Borussia tem 63 pontos e o Bayern, 61.

O NOVO LÍDER – Com dois gols do espanhol Paco Alcácer, nos acréscimos, aos 46 e aos 49 do segundo tempo, o Borussia Dortmund teve muita dificuldade, mesmo em seu estádio Westfallen, apesar do domínio em mais de 80% do jogo. Paco Alcácer, de 25 anos, 1,75m, chegou aos 17 gols em 25 jogos e é o vice-artilheiro do campeonato, em que o Dortmund recuperou a liderança isolada com 63 pontos, após a décima nona vitória, com 66 gols marcados e 30 sofridos. 

O TROPEÇO – O Bayern, atual hexacampeão, sofreu tropeço inesperado como visitante, no estádio Scharzwald – que significa Floresta Negra –, belíssima região do sudeste alemão, onde estive com a seleção brasileira na Copa de 74. Os gols do 1 x 1 foram no primeiro tempo, com o alemão Lucas Holen, de 24 anos, 1,83m, marcando logo aos três minutos. O polonês Robert Lewandowski, de 30 anos, 1,85m, no Bayern desde 2014 chegou ao gol 125 em 152 jogos. É o artilheiro do campeonato com 19.

RECORDISTA – O atacante Lucas Holer, autor do gol do Freiburg, que conseguiu o décimo primeiro empate, após sete vitórias e nove derrotas, detém marca curiosa no campeonato: nunca foi expulso, mas é o recordista de cartões amarelos (20). Bom dizer: o estádio do Freiburg, com 24.918 torcedores, sua capacidade máxima, é o único do campeonato com piso térmico e um mecanismo que permite a proteção do meioambiente, graças ao aquecimento dos motores ecológicos.

DUAS GOLEADAS – Neste último sábado (30) de março, duas goleadas no Campeonato Alemão: o Hoffenheim impôs 4 x 1 ao Bayer Leverkusen – sétimo, com onze derrotas -, time do meia Paulinho, ex-Vasco -, e também como mandante, o Leipzig fez 5 x 0 no Hertha Berlin, deixando triste a rubro-negra Zelia Rose, madrinha do time da capital alemã, onde mora há mais de dez anos, e seu filho Caio, que já ensaia os primeiros passos na escolinha do clube. O Leipzig é terceiro com 52 pontos, e o Leverkusen, sétimo com 42.

Foto: Yahoo Sports.