O Vasco disputará o clássico de sábado (15) com o Flamengo, em Brasília, como primeiro dos quatro últimos colocados do Brasileirão 2018, com a virada (2 x 1) da Chapecoense sobre o Atlético Paranaense, na noite desta quinta (13), na Arena Condá, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Com a quinta vitória, depois de oito jogos sem ganhar, a Chapecoense subiu três posições e está em décimo sexto lugar com 25 pontos, um à frente do Vasco, Sport e Ceará no rebaixamento em que o Paraná, com 16 pontos, é o último colocado e praticamente de volta à Série B em 2019.

A VIRADA – Com todos os gols no segundo tempo, o Atlético Paranaense fez 1 x 0 aos 15 minutos em cabeçada do atacante Pablo, após cruzamento da esquerda do lateral Renan Lodi. A Chapecoense virou em dez minutos, com o gol de empate marcado contra, de carrinho, pelo volante Bruno Guimarães, aos 32, ao tentar desviar o cruzamento rasteiro do atacante Bruno Silva, que aos 42 cruzou da linha de fundo para o gol da virada (2 x 1), de cabeça, do atacante Leandro Pereira.

QUEDA DO VASCO – Com a quinta vitória, a Chapecoense subiu três posições e está em décimo sexto com 25 pontos – 10 empates, 9 derrotas e saldo negativo de 11 gols, com 24 marcados e 35 sofridos. O Vasco é o décimo sétimo com 24 pontos – 6 vitórias, 6 empates, 11 derrotas e saldo negativo de nove gols, com 26 marcados e 35 sofridos. O Vasco vai abrir a vigésima quinta rodada, sábado, às 19 horas, em Brasília, pela primeira vez na zona de rebaixamento do Brasileirão 2018.

IGUAIS AO VASCO, em pontos (24), o Sport é décimo oitavo – 6 vitórias, 6 empates, 12 derrotas, 20 gols pró, 36 contra – e o Ceará, penúltimo, com 5 vitórias, 9 empates, 10 derrotas, saldo negativo de 10 gols (15 x 25). Sem capacidade de reação, o Paraná Clube é o último com 16 pontos, só 3 vitórias, 7 empates, 14 derrotas (o que mais perdeu) e saldo negativo de 20 gols, com 11 marcados e 31 sofridos.

A CHAPECOENSE demitiria o técnico paulista Guto Ferreira se houvesse perdido – foi apenas a segunda vitória dele em oito jogos -, mas a virada desta noite devolveu pelo menos um pouco da tranquilidade, além de aumentar a motivação. O time fará os dois próximos jogos em casa, com o Internacional e o Fluminense, antes de sair para o jogo em Fortaleza com o Ceará. Em casa, o time ganhou o quinto jogo e só perdeu (2 x 1) para o Palmeiras.

VIRADA 17 – Chapecoense 2 x 1 Atlético Paranaense foi a décima sétima vitória de virada no Brasileirão 2018, a segunda da Chapecoense pelo mesmo placar quando derrotou o Corinthians, em 12 de agosto, na décima oitava rodada em seu estádio. Foi a quinta derrota de virada sofrida pelo Atlético Paranaense, que assim perdeu para os três mineiros (3 x 1 América, 2 x 1 Cruzeiro e para o Atlético, 2 x 1 no turno e 3 x 1 no returno).

UM DOS QUATRO ainda sem vitória como visitante, o Atlético Paranaense também obteve uma vitória de virada (2 x 1) sobre o Grêmio. Dos 12 jogos fora de Curitiba, o Atlético Paranaense perdeu 8 e empatou quatro em 0 x 0. Seus dois próximos jogos serão na Arena da Baixada, em Curitiba, domingo (16) com o Fluminense e depois com o Paraná.

NOS 11 JOGOS em casa, a Chapecoense ganhou 5, teve quatro empates, todos 1 x 1, e só perdeu (2 x 1) para o Palmeiras. A única vitória de virada, que o time conseguiu esta noite sobre o Atlético Paranaense, foi até mais comemorada do que a primeira (3 x 2) sobre o Flamengo na quinta rodada, no domingo 13 de maio.

POUCO PÚBLICO – Chapecoense 2 x 1 Atlético Paranaense atraiu um dos menores públicos à Arena Condá no Brasileirão 2018: 4 mil 146 pagantes. R$78.150,00. Boa arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza, da Federação Paulista. O jogo estava marcado para 23 de agosto, mas foi adiado para esta noite porque o mau tempo em Chapecó impediu a aterrissagem do avião. O jogo completou a vigésima rodada em que a Chapecoense foi o quarto time a ganhar em casa, depois de Flamengo 1 x 0 Vitória, Palmeiras 2 x 0 Botafogo e Fluminense 1 x 0 Corinthians.