COM CERTEZA, BETH CARVALHO está cantando no céu com o coro dos anjos: “Esse é o Botafogo que eu gosto, esse é o Botafogo que eu conheço”, depois da quarta vitória consecutiva do líder invicto e absoluto, único com 100% de aproveitamento. É fulgurante o brilho da estrela solitária nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, superando os 2 x 0 no Internacional, 3 x 1 no Corinthians e 2 x 1 no Atlético Mineiro de 2005.
QUATRO VITÓRIAS CONSECUTIVAS ainda é pouco, o Botafogo quer entrar no túnel do tempo e igualar 2008, quando ganhou seis jogos seguidos: 2 x 0 no Goiás, 3 x 0 no Atlético Paranaense (ainda sem h), 2 x 1 no Figueirense, 1 x 0 no Palmeiras, 1 x 0 no Sport e 1 x 0 no Cruzeiro. A vitória da noite de ontem (7), no estádio Nilton Santos, com o apoio de 20 mil torcedores, manteve o time invicto em 13 jogos e com o rendimento em alta, mesmo sem todos os titulares.
O GOL DE LETRA de Victor Sá, aos 15 minutos, teve origem no lançamento preciso do meia Lucas Fernandes para o lateral argentino Di Plácido, que fez o cruzamento rasteiro sob medida. Uma jogada primorosa, bem trabalhada, sem que a defesa do Atlético tenha tido a menor chance de evitar. O Botafogo fez por merecer mais, mas o goleiro Everson salvou com pelo menos duas defesas daquelas tratadas como milagrosas ou impossíveis.
NA VOLTA DO INTERVALO, o líder invicto também merecia chegar à goleada, mas de novo o goleiro evitou. Menos quando Mateus Nascimento, aos 14 minutos, fez 2 x 0, após bela jogada de Victor Sá, destaque da noite, que merecia o 3º gol, em outra defesa excelente de Everson a escanteio. Tchê Tchê também merecia deixar sua marca, pela precisão do chute, mas o goleiro do Atlético, dos melhores do campeonato, voltou a evitar.
A COMEMORAÇÃO de Mateus Nascimento, após marcar o 2º gol, foi diferente e especial. Ele juntou as mãos e as levou ao rosto, como se estivesse dormindo, homenageando o astro Stephen Curry, de 35 anos, 1,88m, um dos melhores arremessadores do mundo, que brilha no Golden State Warriors, da NBA. Mateus Nascimento se apresenta hoje ( 8 ) à seleção que vai ao Mundial sub-20 na Argentina e em 10 jogos o Botafogo ficará sem seus gols.
BOTAFOGO 2 x 0 ATLÉTICO MINEIRO registrou R$884.575,00. 16.415 pagantes. O árbitro paulista Flavio Rodrigues de Souza e seus assistentes Alex Ribeiro e Fabrini Costa tiveram boa atuação. Com menos dois gols que o Palmeiras (9 a 11), o Botafogo tem o segundo ataque mais positivo, e igual ao Palmeiras, a segunda defesa menos vazada (4), 1 gol por jogo, como a do Internacional. Cruzeiro, Fortaleza e São Paulo, defesas menos vazadas (3).
OS LÍDERES INVICTOS com 100% de aproveitamento: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon, Gabriel Pires (Eduardo) e Lucas Fernandes (Tchê Tchê); Junior Santos (Matias Segovia), Mateus Nascimento (Tiquinho Soares) e Victor Sá (Luis Henrique). O Botafogo, do técnico português Luis Castro, volta ao estádio Nilton Santos 5ª feira (11), para enfrentar o Corinthians, que fecha a rodada hoje ( 8 ), e domingo (14) visitará o Goiás.
A MAIOR GOLEADA DO BRASILEIRO DE 2023
O VICE-LÍDER PALMEIRAS, campeão de 2022, disparou a maior goleada – 5 x 0 sobre o Goiás -, na noite de ontem (7), no estádio da Serrinha, em Goiânia. Artur fez o gol do 1º tempo, aos 10 minutos, e o Goiás ficou com 10 aos 38 minutos, quando o árbitro Wagner Magalhães expulsou o zagueiro Lucas Halter, por falta duríssima, trocando o amarelo pelo vermelho, após rever o lance na tela do VAR.
O LATERAL-ESQUERDO uruguaio Piquerez participou de três dos quatro gols do 2º tempo, a começar pelo desvio de Sidimar, após o cruzamento de curva que fez logo aos 2 minutos. Raphael Veiga marcou o 3º aos 32; Endrick, de cabeça, o 4º gol, e Dudu desencatou, aos 46, fechando os 5 x 0 com seu primeiro gol em 2023. Quarta (10), o Palmeiras recebe o Grêmio no Allianz Parque.
SÃO PAULO CONTINUA SUBINDO COM DORIVAL
O BRASILEIRO DE 2023 só tem três invictos – Botafogo, Palmeiras e Fortaleza – porque o São Paulo venceu o Internacional por 2 x 0, na noite de ontem (7), no Morumbi, no quinto jogo sem derrota do técnico Dorival Junior. Luciano converteu o pênalti no rebote do goleiro Keiller, aos 32 minutos, e aos 24 do 2º tempo, o meia Pablo Maia, de fora da área, marcou no ângulo um dos gols mais lindos dos 30 do fim de semana da 4ª rodada. R$2.274.810,00. 46.093 pagantes.
O SÃO PAULO SUBIU do 9º para o 5º lugar, com 7 pontos, após a segunda vitória, com saldo de 4 gols (7 a 3). O adversário da 5ª rodada será o Fortaleza, na Arena Castelão; domingo (14), o clássico na Arena Corinthians. O Internacional, do técnico Mano Menezes, perdeu a invencibilidade e caiu duas posições, terminando a 4ª rodada em 8º com 7 pontos e sem saldo de gol (4 a 4).
BAHIA ENGATA A 2ª E SOBE SEIS POSIÇÕES
O BAHIA SAIU DO REBAIXAMENTO ao vencer o Vasco e subiu seis posições, saltando do 15º ao 9º, ao vencer o Coritiba por 3 x 1, na noite de ontem (7), na Arena Fonte Nova, em Salvador, depois de 1 x 0, gol contra de Victor Luis no 1º tempo. O Coritiba ensaiou a reação aos 17, com o gol de Boschillia, de fora da área, mas o Bahia abafou em três minutos, com os gols de Biel aos 19 e David Duarte aos 22.
O BAHIA, do técnico português Renato Paiva, está em 8º com 6 pontos, visita o Santos, 4ª (10) e recebe o Flamengo, sábado (13). O Coritiba, 19º, sem vitória, 1 empate, 3 derrotas e saldo negativo de 8 gols (2 a 10), joga em casa, 5ª (11) com o Vasco, e faz o clássico com o Athletico Paranaense domingo (14), na Arena da Baixada.
Foto: Vítor Silva/Botafogo /