O PENÚLTIMO DOMINGO (24) DE OUTUBRO DE 2021 REGISTROU FATO INÉDITO NA HISTÓRIA DE 133 ANOS DO CAMPEONATO INGLÊS, disputado desde 8 de setembro de 1888, e de 143 anos da história do Manchester United, fundado em 5 de março de 1878. Pela primeira vez, o time 20 vezes campeão inglês, perdeu por 5 x 0 em seu estádio Old Trafford, inaugurado em 19 de fevereiro de 1910. A façanha do Liverpool está provocando revolução em Manchester.

MILHARES DOS MAIS de 75 mil torcedores deixaram o estádio, antes da metade do segundo tempo. Um dos primeiros a sair foi o ex-técnico Alex Ferguson, de 79 anos, que dirigiu o time de 1986 a 2013, com o recorde de mais de 1.500 jogos, e de 38 títulos, sendo 13 de campeão inglês; dois da Liga dos Campeões e um Mundial de clubes. Foi o primeiro a ganhar em 1999 a Tríplice Coroa, que lhe valeu uma estátua no estádio e o título de Sir, da Rainha da Inglaterra.

VIROU PESADELO – Chamado de Teatro dos Sonhos pelo ex-meia Bobby Charlton, campeão do mundo e um dos principais jogadores de sua história, o estádio do Manchester United virou um pesadelo neste domingo (24). O Liverpool fez 3 x 0 no primeiro tempo, gols de Naby Keita, Diogo Jota e Mohammed Salah, que na volta do intervalo marcou mais dois, tornando-se o segundo a fazer três gols no Old Trafford, o que só Cristiano Ronaldo conseguiu, em 2003, pelo Real.

ARTILHEIRO DO CAMPEONATO com 10 gols, e vivendo a melhor fase da carreira, o egípcio Salah, de 29 anos, tornou-se o africano recordista de gols, com 107, do Campeonato Inglês, superando o ex-atacante marfinense Didier Drogba, que havia feito 104. Foi o décimo jogo consecutivo de Salah marcando gol, o que já lhe deu, por antecipação, o prêmio de melhor jogador de outubro da Premier League, como o campeonato passou a ser chamado desde 1992.

NO FUNDO DO POÇO – Ídolo dos torcedores na época de atacante, Solskjaer, hoje técnico aos 48 anos, entrou para a história do Manchester United ao marcar, nos acréscimos do segundo tempo, os gols da virada (2 x 1) sobre o Bayern Munique, em que o time ganhou a Liga dos Campeões 98-99. Dirigindo a equipe desde janeiro de 2019, sofreu a pior derrota e admitiu que “o time está no fundo do poço”. A pressão é muito forte para que seja demitido.

CRISTIANO RONALDO teve o pior desempenho desde que voltou à Inglaterra e outra decepção foi a atuação do zagueiro francês Raphael Varane, ex-Real Madrid e campeão do mundo em 2018. A pior de todas, no entanto, foi a do meia francês Paul Pogba, de 28 anos, que só ficou em campo 15 minutos. Ele foi expulso por um pontapé em Naby Keita pelo árbitro Anthony Taylor, que aplicou mais seis cartões amarelos, todos em jogadores do Manchester United, que cometeu 10 das 18 faltas do jogo, truncado desde o início.

ÚNICO INVICTO do campeonato após nove rodadas, com 21 pontos, seis vitórias e três empates, o Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, tem o ataque mais positivo (27, média de 3 gols por jogo) e o artilheiro Salah, com 10. O londrino Chelsea, do técnico alemão Thomas Tuchel, lidera com 22 pontos, sete vitórias, um emnpate, uma derrota e saldo de 20 gols (23 a 20). O Manchester City, do técnico espanhol Josep Guardiola, é terceiro com 20 pontos.

Foto: Agência Brasil