Seis árbitros FIFA atuarão nos dez jogos da rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de 2020, embora só oito sejam no próximo fim de semana (8 e 9), com o adiamento de Palmeiras x Vasco e Corinthians x Atlético Goianiense, em virtude das finais do Campeonato Paulista. Entre os seis, Raphael Claus, da Federação Paulista e FIFA desde 2015, escalado para o primeiro Corintians x Palmeiras, quarta (5), apitará a estreia do Flamengo, domingo (9), no Maracanã, com o Atlético Mineiro.
RAPHAEL CLAUS, de 40 anos, estreou na Federação Paulista em 2014, apitando no mesmo ano a final do campeonato em que o Ituano venceu o Santos, nos pênaltis, no estádio do Pacaembu. Promovido à FIFA em 2015, Claus foi três anos melhor árbitro do Brasileiro e seis anos do Paulista, e apitou três decisões em 2019: Corinthians 2 x 1 São Paulo; a da Copa do Brasil Internacional 1 x 2 Athletico Paranaense, e a da Copa Sul-Americana Independiente del Valle 3 x 1 Colon.
HISTÓRICO – Raphael Claus, árbitro de Corinthians x Palmeiras, quarta (5), no primeiro jogo da final do Paulista, e de Flamengo x Atlético Mineiro, domingo (9), no Maracanã, foi árbitro de video do histórico River 3 x 1 Boca, em 9 de dezembro de 2018, no estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid. Pela primeira vez em 59 anos, a Copa Libertadores foi decidida fora da América do Sul, em virtude dos distúrbios provocados por torcedores do River, em Buenos Aires. O uruguaio Andrés Cunha apitou a final.
COPA 2022 – Raphael Claus é um dos mais cotados para representar a arbitragem brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Outro nome de boa reputação na FIFA é o de Wilton Pereira Sampaio, de 38 anos, da Federação Goiana e na FIFA desde 2013, escalado para apitar Grêmio x Fluminense, domingo (9), no CT Helio Dourado, do Grêmio, no município de Eldorado do Sul, a 10 km de Porto Alegre. A CBF não tem dúvida de que Claus ou Sampaio será o árbitro no primeiro Mundial no Oriente Médio.
TRÊS DA FIFA – Os jogos de sábado (8), na abertura do Brasileiro 2020, serão dirigidos por três árbitros FIFA: Fortaleza x Athletico Paranaense, às 19 horas, no Castelão, em Fortaleza: Braulio Machado, da Federação Catarinense. Coritiba x Internacional, às 19h30m, no Couto Pereira, em Curitiba: Bruno Arleu Araújo, da Federação do Rio de Janeiro, em seu primeiro Brasileiro como árbitro FIFA, e Sport x Ceará, às 21 horas, em Recife: Edna Alves Batista, da Federação Paulista.
BOTAFOGO x BAHIA, primeiro jogo de domingo (9), às 11 horas, no estádio Nilton Santos, será apitado por Sávio Sampaio, do Distrito Federal e do quadro da CBF. Santos x Bragantino, domingo (9), às 16 horas, na Vila Belmiro, será o primeiro jogo de Ricardo Marques Ribeiro, de 41 anos, da Federação Mineira, fora do quadro FIFA após 10 anos. Goiás x São Paulo, no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, será apitado por Caio Augusto Vieira, de 38 anos, da Federação do Rio Grande do Norte.
CORINTHIANS x Atlético Paranaense terá arbitragem de Paulo Roberto Alves, da Federação Paranaense, e Palmeiras x Vasco será apitado por Anderson Luis Daronco, da Federação Gaúcha e da FIFA. As datas dos dois jogos serão remarcadas pela Confederação Brasileira de Futebol, porque Corinthians e Palmeiras disputarão quarta (5) e sábado (8) as finais do campeonato. Bom dizer: o ex-árbitro Leonardo Gaciba, gaúcho de 49 anos, FIFA de 2005 a 2009, preside a Comissão de Arbitragem da CBF desde abril de 2019, com trabalho de alto nível.
Foto: Gazeta Esportiva