A ARGENTINA se classificou para as semifinais da Copa América, com Venezuela ou Canadá, que decidem a outra vaga hoje (5), ao vencer o Equador por 4 x 2 nos pênaltis, depois de 1 x 1 nos 90 minutos da noite de ontem (4), no NRG Stadium, no Texas.
LISANDRO Martinez, zagueiro de 26 anos do Manchester United, abriu o placar aos 35 minutos do 1º tempo, após escanteio do meia Mac Allister. O atacante Enner Valencia, de 34 anos, do Internacional de Porto Alegre, capitão do Equador, acertou a trave na cobrança de pênalti aos 14 do 2º tempo, mas, aos 46, o atacante Kevin Rodriguez, de 24 anos, do Union Saint-Gilloise, da Bélgica, empatou.
NAS COBRANÇAS de pênaltis, Messi foi o primeiro a bater e único a não converter, mas Julian Alvarez, Mac Allister, Montiel e Otamendi foram precisos e garantiram a vaga. O goleiro Emiliano “Dibu” Martinez defendeu a 1ª cobrança de Alan Minda, do Equador.
A COBRANÇA do último pênalti, que classificou a Argentina, mostrou toda a frieza do veterano Nicolás Otamendi, zagueiro de 36 anos, há 14 temporadas na Europa, no Porto, Valencia, Manchester City e desde 2020 no Benfica. Ele bateu forte e colocado no canto direito, em seu 115º jogo pela seleção desde 2009.
AMANHÃ (6) serão decididas as outras duas vagas para as semifinais: Colômbia x Panamá e Brasil x Uruguai. A final da 48ª Copa América será no domingo, 14, e na véspera, a decisão do 3º lugar. Argentina e Uruguai, maiores campeões, tentam o 16º títulos. O Brasil quer o 10º.
Foto: UOL e GOAL