O BOTAFOGO foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana pelo Defensa y Justicia, com dois gols de cabeça de Nicolás Fernandez, de 27 anos, o atacante mais baixo do futebol argentino, com 1,65m, na noite de ontem (30), no Estádio Florencio Sola, em Banfield, na região metropolitana de Buenos Aires. Com a derrota, o Botafogo perdeu também a invencibilidade de 19 jogos, após 15 vitórias e 4 empates. O técnico Bruno Lage assumiu a responsabilidade.

A ELIMINAÇÃO do Botafogo era esperada desde que o time deu pouca atenção ao segundo torneio mais importante de clubes do continente, optando pelo Campeonato Brasileiro, em que faz campanha consistente, e lidera com todas as chances de voltar a ser campeão, depois de 28 anos da última conquista em 1995. No 1 x 1 do jogo de ida no Estádio Nilton Santos, o Botafogo poderia ter decidido a vaga, mas preferiu escalar uma equipe de reservas.

ALÉM DE PERDER, o Botafogo fez apresentação ruim na noite de ontem (30) na Argentina. Nicolás Hernandez abriu o placar aos 15 minutos, completando de cabeça o cruzamento do ponta-esquerda Gaston Togni, e o Botafogo empatou aos 47 com o gol contra do goleiro Enrique Bologna, de 41 anos, na cobrança de falta de Lucas Fernandez. A bola bateu na trave e nas costas dele e entrou. Nicolás Hernandez, com outra cabeçada, marcou o gol da vitória aos 27 do 2º tempo.

O TIME ELIMINADO: Gatito, Di Placido (Mateo Ponte), Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Marçal; Danilo (Segovia), Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Janderson); Luis Henrique (Carlos Alberto) e Diego Costa. O técnico Bruno Lage disse que “o time esteve bem abaixo do esperado, mas a culpa não é dos jogadores, é toda minha”. 

HORAS ANTES DO JOGO, o goleiro Lucas Perri foi homenageado pelos companheiros e comissão técnica, por ter sido convocado para a seleção, com a desconvocação de Bento, do Athletico Paranaense, com lesão na coxa. Paulista de Campinas, Lucas Estella Perri, de 25 anos, 1,96m, iniciou na base do São Paulo. Melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2023, foi premiado com uma convocação justa para os primeiros jogos das eliminatórias para a Copa de 2026.

O BOTAFOGO está fazendo avaliação cautelosa sobre a possível volta de Tiquinho, artilheiro do Campeonato Brasileiro, no clássico da noite de sábado (2) com o Flamengo, no Estádio Nilton Santos. A previsão inicial, após sofrer torção do joelho no jogo com o Cruzeiro, era a de que voltasse em até oito semanas. A evolução é boa, mas os médicos estão inclinados a deixar o retorno do artilheiro para o jogo com o Atlético, dia 16, no Mineirão.

BOTAFOGO x FLAMENGO será apitado pelo paulista Raphael Claus, um dos árbitros brasileiros da Copa do Mundo de 2022 no Catar. Os supersticiosos estão ainda mais animados porque o time não perdeu em quatro jogos apitados por Claus: 2 x 1 no Bahia, 2 x 0 no América Mineiro e no Vasco, e 0 x 0 com o Cruzeiro. Será o terceiro jogo do Flamengo que Claus vai apitar, depois da derrota para o Athletico Paranaense por 2 x 1 e da vitória sobre o Coritiba por 3 x 2.

O FORTALEZA é favorito à semifinal com o Corinthians, que eliminou o Estudiantes de La Plata, porque venceu o América Mineiro por 3 x 1, e hoje (31), com o apoio de mais de 50 mil torcedores, pode até perder por um gol na Arena Castelão. A outra vaga na semifinal será decidida entre o São Paulo, que precisa vencer por dois gols no Morumbi, com mais de 60 mil torcedores, depois de perder para a LDU por 2 x 1 no Equador. O adversário será o Defensa y Justicia.

Foto: Terra