O FC Barcelona anunciou hoje, 21 de abril de 2020, a venda por um ano dos direitos do nome de seu estádio, em decisão inédita após 120 anos da sua fundação, em 20 de novembro de 1889. O Camp Nou é o terceiro estádio da história do clube e foi inaugurado em 24 de setembro de 1957, em amistoso Barcelona 4 x 2 Juventus, diante de 120 mil torcedores, capacidade máxima original da época. Atualmente, o Camp Nou recebe 99.789 torcedores.
OBRA GIGANTE – A exemplo do Real Madrid, que planeja o quarto lance de arquibancada, aumentando a capacidade do Santiago Bernabeu para 120 mil torcedores, o Barcelona também tem projeto, ainda mais ambicioso, de erguer a Cidade Esportiva, que se constituiria no maior complexo esportivo do mundo. O presidente Josep Maria Bartomeu disse que, “por enquanto, nossa preocupação é com o combate à pandemia do coronavírus”.
PATROCÍNIO – O conglomerado tecnológico japonês Rakuten, patrocinador master da camisa do Barcelona, surge como um dos potenciais patrocinadores do projeto. Rakuten investe 55 milhões de euros, o equivalente a mais de 200 milhões de reais, por ano, no clube, e já antecipou que quer renovar quando o contrato terminar em agosto de 2021. Há outras marcas interessadas no projeto de dar o nome ao estádio na temporada 2020-2021.
SOLUÇÃO – O FC Barcelona e a Fundação Barcelona anunciaram que o objetivo da cessão do nome do estádio é o de conseguir investimento no projeto de pesquisa para o combate aos efeitos da pandemia do coronavírus, não só na Catalunha, mas em todo o mundo. O clube e sua Fundação consideram essencial que, nesses momentos de crise humanitária, tudo seja ativado para combater uma epidemia que está matando milhares de pessoas.
ESTÁDIO – O Barcelona usaria o estádio Johan Cruyff, categoria 3 da União Europeia de Futebol, com apenas seis mil lugares, como alternativa durante o ano inteiro. O estádio foi inaugurado em 27 de agosto de 2019, em Barcelona 0 x 2 Ajax, jogo de times sub-19, em homenagem a um dos maiores jogadores do mundo de todos os tempos. Cruyff fez 60 gols em 180 jogos, de 73 a 78 no Barcelona, e foi técnico do time em 315 jogos, de 88 a 96.
RETORNO – O FC Barcelona e a Fundação Barcelona não têm dúvida de que o retorno da cessão do Camp Nou durante um ano será excepcional ao patrocinador, além da inestimável contribuição que o mundo terá com o apoio do projeto de pesquisa para o combate à epidemia. O clube e a Fundação lembram que a média anual de visitas ao estádio é de 1.300 mil pessoas de várias partes do mundo. Clube de ações sociais maravilhosas em todos os continentes, não é à toa que o Barcelona tem o slogan Més que un club (Mais que um clube).
Foto: divulgação