Finalista pela primeira vez, o Barcelona não resistiu à superioridade do Olympique Lyon (4 x 1), que ganhou o quarto título consecutivo em seis decisões da Liga Feminina das Campeãs da Europa, com destaque para a norueguesa Ada Herberger, de 23 anos, que marcou três gols em dezesseis minutos. Primeira a ganhar a Bola de Ouro, ela confirmou que não irá à Copa do Mundo de junho na França, por não concordar com a diferença de tratamento dado às mulheres pela Federação da Noruega.
FÁCIL, FÁCIL – Com outra atuação de gala de sua maior estrela, autora de três gols, o Olympique Lyon, que entrou em sua sexta decisão, não teve dificuldade para golear o inexperiente Barcelona, com jogadoras bem mais novas e finalista pela primeira vez. Logo aos quatro minutos, a atacante alemã Dzsenifer Maroszán, de 27 anos, fez 1 x 0. Dez minutos depois, Ada Herberger iniciou a arrancada para o hat-trick, marcando aos 14, 20 e 30 minutos. Só no minuto final, a atacante nigeriana Asisat Oshoala, de 24 anos, fez o gol do Barcelona.
BRASILEIRA – A única brasileira em campo foi a meia-atacante Andressa, paulistana de 26 anos, do Barcelona desde 2016, que substituiu a volante espanhola Aitana Bonmatí, de 21 anos, aos 14 do segundo tempo. O time espanhol foi bem até eliminar o Bayern de Munique com dois 1 x 0 nas semifinais, mas a capitã Vicky Losada e o técnico Lluis Cortés reconheceram a superioridade do Lyon, 13 vezes campeão francês e 8 vezes ganhador da Copa da França.
QUASE COMPLETA – A bela Arena Groupama, do Ferencvaros, de 120 anos, um dos clubes mais antigos de Budapeste, capital da Hungria, com 23.698 lugares, estava quase completa. Lyon 4 x 1 Barcelona registrou 19.487 pagantes, em jogo bem apitado pelo russo Anastasia Postovoitova, que só mostrou um cartão amarelo para a artilheira Ada Herberger, por se exceder na demora da comemoração do quarto gol.
Ada Herberger, de 23 anos (10/7/95), 1,77m, é de Molde, cidade portuária da Noruega. Campeã francesa e da Copa da França nas temporadas 2014-15 e 2015-16, chegou neste sábado (18) aos 59 gols em 43 jogos pelo Olympique Lyon, reconhecido como o clube que mais desenvolve o futebol feminino no mundo. Pela seleção norueguesa, ela fez 28 gols em 50 jogos e em 3/12/2018 foi a primeira a ganhar a Bola de Ouro. Ada Herberger foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fotos: site Chaali.com / The Journal Gazette