O EMPATE NÃO MUDA a posição de Botafogo e Fortaleza, mas a vitória recoloca o Botafogo na liderança com 50 pontos, ou aumenta a vantagem do Fortaleza com 51. O equilíbrio, tal como no 1 x 1 do turno, na Arena Castelão, é a tônica da noite deste sábado (31), no estádio Nilton Santos.
O BOTAFOGO tem o ataque mais positivo (41), e o único adversário em que não fez gol, no estádio Nilton Santos, foi o Cruzeiro, na derrota (3 x 0) da 20ª rodada, no sábado, 27 de julho. Por sinal, o Cruzeiro foi o único a vencer o Botafogo duas vezes, com o 3 x 2 da 1ª rodada no Mineirão.
O FORTALEZA, único invicto como mandante, engatou 10 vitórias, 7 sem sofrer gol, depois de 1 x 1 nos três primeiros jogos. Só perdeu três como visitante, todos sem fazer gol – 0 x 1 Bahia, 0 x 5 Cuiabá, 0 x 2 Vasco -, empatou três e ganhou cinco, retrospecto que o credencia.
O BOTAFOGO tem três retornos importantes em jogo decisivo: Savarino, Barboza e Mateo Ponte, após cumprirem suspensão, e recuperou o lateral Cuiabano, à disposição do técnico. Uma das coisas que Artur Jorge tem sabido fazer com inteligência é a dosagem, evitando maiores desgastes.
O FORTALEZA resume, na opinião de um de seus jogadores importantes e decisivos, o paraense Yago Pikachu, o que pensa sobre o adversário: “O Botafogo é o melhor time do momento, e será difícil vencê-lo, sobretudo em sua casa. Precisaremos de muita concentração e preparo mental”.
O ÁRBITRO Flavio Rodrigues de Souza, de 44 anos, da Federação Paulista e da FIFA, está entre os mais preparados do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol. Desde já, aparece entre os mais cotados para o Mundial de clubes de 2025 e a Copa do Mundo de 2026.
BOTAFOGO – John, Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Marçal (Cuiabano); Marlon, Gregore e Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino, o time do técnico português Artur Jorge, sempre preparado para jogar com muita intensidade do início ao fim.
FORTALEZA – João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Cardona e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pedro Augusto e Pochettino; Pikachu, Breno Lopes e Lucero, o time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que tenta a primeira vitória sobre o Botafogo, depois de dois empates e três derrotas.
Foto: Terra