Foto: DUDU MACEDO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Em uma dessas coincidências raras, o Botafogo entrou no último jogo do Brasileirão 2018, com 12 vitórias, 12 empates, 12 derrotas, e terminou com a décima terceira derrota – quarta por 1 x 0, todas fora de casa -, para o Atlético Mineiro, que já o havia vencido no primeiro turno (3 x 0), no estádio Nilton Santos. O atacante Kieza poderia ter evitado a derrota da noite deste sábado (1), no estádio Independência, se não cabeceasse para fora, livre na área, o cruzamento de Pimpão.

 

GOL DO MELHOR – A vitória do Atlético foi justa e também premiou o melhor do time no campeonato, o meia Juan Cazares, 26 anos, 1,71m, equatoriano, no clube desde 2016. Ele marcou o gol único do jogo aos 18 do primeiro tempo, finalizando livre do meio da área a jogada bem trabalhada pelo lateral Emerson.

 

Foi a décima sétima vitória – décima segunda em casa e a sexta por 1 x 0 -, e o Atlético terminou o Brasileirão 2018 em sexto, com 59 pontos – 17 vitórias, 8 empates, 13 derrotas, 56 gols marcados e 43 sofridos – e a vaga na pré-Libertadores 2019. O time não sofreu gol em 12 dos 38 jogos. Mas, das 13 derrotas, não fez gol em 9.

 

SÓ TRÊS VITÓRIAS – Não foi boa a campanha do Botafogo fora do Rio. O time terminou com 12 derrotas como visitante, empatando 4 jogos e só vencendo 2 porque a vitória (2 x 1) sobre o Vasco foi em São Januário. O Botafogo não fez gol em 10 dos 19 jogos fora de casa. Com 48 pontos – 12 vitórias, 12 empates, 13 derrotas -, o Botafogo saiu com saldo devedor de nove gols: marcou 36, sofreu 45. Pode terminar em décimo primeiro, se o Bahia (47) vencer amanhã (2) o Cruzeiro, em Salvador. A pior derrota que o Botafogo sofreu foi para o Grêmio (4 x 0), em Porto Alegre.

 

QUATRO CONSECUTIVAS – O melhor momento do Botafogo no Brasileirão 2018 foi quando o time obteve quatro vitórias consecutivas e chegou aos seis jogos sem derrota. O técnico José Ricardo Mannarino teve participação especial na ascensão do time, que encontrou desmotivado. Ao completar 100 jogos no Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo confirmou o trabalho de qualidade que já havia feito no Flamengo e no Vasco. O Botafogo acertou em renovar o contrato dele para 2019.

 

PRIMEIRO JOGO – O árbitro Braulio Machado, 39 anos, da Federação Catarinense, apitou o primeiro jogo após ser confirmado na lista de nove árbitros brasileiros para os jogos de 2019 das Copas Libertadores e Sul-Americana. Teve atuação correta em Atlético Mineiro 1 x 0 Botafogo, mostrando seis cartões amarelos: Mateus Fernandes, Yuri e Pimpão (Botafogo), e Victor, Adilson e Elias. R$313.452,00. 22.365 pagantes.

 

TRÊS CAPITÃES – Pela primeira vez, um jogo do Brasileirão 2018 teve uma das equipes com três capitães, a do Atlético Mineiro. Ao ser substituído por Gabriel, logo aos 10 minutos de jogo, quando saiu de campo na maca, o zagueiro Leonardo Silva passou a braçadeira para Ricardo Oliveira, vice-artilheiro do campeonato com 13 gols, que, por sua vez, ao sair aos 33 do segundo tempo, substituído pelo uruguaio Terans, entregou a braçadeira de capitão ao goleiro Victor.