O LATERAL CARIOCA MARCELO, de 33 anos, tornou-se neste domingo (16) o primeiro brasileiro a erguer uma taça de campeão do Real Madrid, após a conquista da Supercopa da Espanha, com a vitória por 2 x 0 sobre o Athletico Bilbao, no estádio Rei Fahd, em Riad, capital da Arábia Saudita. Marcelo substituiu Vinícius Junior aos 39 minutos do 2º tempo, e a braçadeira de capitão lhe foi passada pelo artilheiro Benzema para que recebesse a taça.

MARCELO IGUALOU-SE A GENTO, hoje aos 88 anos, com 23 títulos de campeão, ponta-esquerda de 1953 a 1971, único a ganhar cinco vezes consecutivas a Liga dos Campeões da Europa, entre 55-56 e 59-60, e a superar as lendas Paolo Maldini, Alfredo Di Stefano e Cristiano Ronaldo, com o sexto título em 65-66. Francisco Gento foi 12 vezes campeão espanhol, entre 53-54 e 68-69, e do melhor ataque da história do clube: Canário, Evaristo, Puskas, Di Stefano e Gento.

EM SEU ÚLTIMO ANO DE CONTRATO no Real Madrid, Marcelo estreou em 7 de janeiro de 2007, após excelente formação na escolinha de Xerém, e promovido a titular do Fluminense, campeão carioca de 2005, pelo técnico Abel Braga. Cinco vezes campeão espanhol; quatro vezes campeão mundial de clubes; quatro vezes da Liga dos Campeões; duas vezes da Copa do Rei, ele ganhou neste domingo (16), pela sexta vez, a Supercopa da Espanha.

MARCELO VIEIRA DA SILVA JUNIOR completou 536 jogos, com 365 vitórias, marcando 38 gols e dando 101 assistências no Real Madrid, e teve outra demonstração de respeito e admiração do técnico italiano Carlo Ancelotti, que mandou o francês Benzema lhe passar a braçadeira de capitão para que erguesse a taça. Correto, de boa índole e excelente formação familiar, Marcelo é sempre citado no Real Madrid como profissional exemplar.

O REAL MADRID GANHOU A SUPERCOPA DA ESPANHA 2021-22 com um gol em cada tempo. O meia croata Luka Modric, vice-campeão do mundo em 2018, fez um golaço aos 38 minutos, e o francês Karim Benzema, campeão do mundo em 2018, converteu o pênalti cometido com a mão pelo zagueiro espanhol Yeray Alvarez. Artilheiro do Campeonato Espanhol, Benzema chegou aos 24 gols em 27 jogos na temporada.

OS CAMPEÕES DA SUPERCOPA DA ESPANHA: Courtois, Lucas Vazquez (Nacho Fernandez), Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Luka Modric e Tony Kroos; Rodrygo (Valverde), Benzema e Vinícius Junior (Marcelo). O árbitro Cesar Soto Grado marcou 17 faltas (7 do Real Madrid), aplicou cartão amarelo em Vinícius Junior e expulsou Militão, que cometeu pênalti com a mão, embaixo da trave, defendido pelo belga Courtois, com outra atuação notável.

TÉCNICO DEMITIDO – Um dia depois da derrota fora de casa para o Norwich, o técnico espanhol Rafael Benitez, de 61 anos, foi demitido do Everton, de Liverpool, 16º da Premier League. Ele substituiu o italiano Carlo Ancelotti em setembro de 2021, e desde então, só ganhou 1 dos últimos 13 jogos. Estão cotados para assumir, o ex-atacante Wayne Rooney, sem clube, e Kasper Hjulmand, técnico da seleção da Dinamarca.

350 JOGOS – O técnico alemão Jurgen Klopp, ex-zagueiro de 54 anos, completou 350 jogos no Liverpool, na vitória deste domingo (16), sobre o Brentford por 3 x 0, com o 1º gol marcado pelo meia brasileiro Fabinho, que levou o time à vice-liderança da Premier League. Klopp assumiu em outubro de 2015, com 210 vitórias e quatro títulos: o Inglês, que o Liverpool não ganhava há 30 anos; a Champions; a Supercopa da Europa e o Mundial de clubes (1 x 0 no Flamengo).

RAPHINHA – O atacante gaúcho Raphinha, de 25 anos, do Leeds United, é o que tem mais participações em gols (8) e nas finalizações (35, com 22 na direção do gol), de acordo com as estatisticas da Premier League. Revelado no Avaí, ele saiu de Santa Catarina em 2016, vendido ao Vitória de Guimarães por 600 mil euros, menos de R$3 milhões na época. Raphinha é considerado pelo técnico argentino Marcelo Bielsa, “o melhor jogador do Leeds”.

GOLEADA DO LÍDER – O FC Porto goleou de virada o lanterna Belenenses por 4 x 1, na noite deste domingo (16), no estádio do Jamor, com atuação destacada de Evanilson, ex-Fluminense, que marcou três gols, mantendo-se líder e único invicto com 50 pontos. O colombiano Luis Diaz, com 13 gols, perdeu pênalti, deixando de se igualar ao uruguaio Darwin Nuñez, do Benfica, artilheiro do campeonato com 14. O vice-líder Sporting, com 47 pontos, venceu fora de casa o Vizela por 2 x 0, gols de Pedro Gonçalves e Daniel Bragança, e manteve seis pontos de vantagem sobre o Benfica, 3º com 41.

Foto: Real Madrid