A convocação do atacante Pedro, anunciada nesta sexta (6) para os próximos jogos da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, dia 13 em São Paulo com a Venezuela, e dia 17 em Montevidéu com o Uruguai, é justa e só aumenta a valorização do jogador, que marcou 12 gols nos últimos 14 jogos e é o artilheiro do Flamengo em 2020 com 20 gols em 36 jogos. Pedro está confirmando o bom início da carreira em que foi campeão brasileiro sub-15 ainda na base do Fluminense.
MAIS QUE ISSO, na sequência de sua evolução, no ano seguinte Pedro foi o artilheiro das categorias de base do Brasil, em 2016, com 32 gols, e promovido a titular com a saída de Henrique Dourado, comprado em 2016 do Mirasol pelo Fluminense – 34 gols em 75 jogos – e vendido ao Flamengo – 15 gols em 46 jogos -, em 2018. Pedro é o mais jovem artilheiro do Fluminense na história dos Campeonatos Cariocas, aos 20 anos, com os sete gols que marcou em 2018.
AO SAIR DO FLUMINENSE em setembro de 2019, negociado com a Fiorentina, Pedro havia feito 31 gols em 91 jogos, em três temporadas, apesar de prejudicado pelas contusões que o afastaram de muitos jogos. Agora em 2020, na volta ao futebol brasileiro, sem ainda ter tido tantas chances na Itália, está confirmando no Flamengo, artilheiro da temporada com 20 gols em 36 jogos, todas as virtudes de goleador ambidestro e de cabeceador que finaliza sempre com os olhos abertos.
POUCOS TALVEZ se lembrem, mas Pedro já havia sido convocado para a seleção principal, na primeira convocação do técnico Tite, após a Copa do Mundo de 2018. Contundiu-se antes da apresentação e foi substituído na lista pelo capixaba Richarlison, que saiu do Fluminense para se destacar na Premier League como figura de ponta do time do Everton, de Liverpool, com rasgados elogios do técnico italiano Carlo Ancelotti.
OS CONVOCADOS DE HOJE (6) – Goleiros – Alisson, Ederson e Weverton. Laterais – Danilo, Gabriel Menino, Renan Lodi e Alex Telles. Zagueiros – Tiago Silva, Marquinhos, Felipe e Diego Carlos. Meios de campo – Douglas Luiz, Casemiro, Everton Ribeiro, Arthur, Allan e Lucas Paquetá. Atacantes – Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison, Vinicius Junior, Neymar e Pedro.
Foto: Jornal O Dia