POR INDICAÇÃO DE TITE, o Flamengo contratou um técnico específico, só para orientar a defesa, que tem falhado muito, principalmente nas bolas altas. Dos 28 gols em 24 jogos do Brasileiro, a metade dos gols (14) que o Flamengo sofreu foi de bola parada, o que representa o pior índice (56%).

ESPECIALISTA em sistema defensivo, Vinícius Bergantin, paulista de 44 anos, foi zagueiro campeão no Ituano, em 2002, ano do centenário do futebol de São Paulo, e depois do Hannover, durante oito temporadas (2003 a 2011) na Alemanha, sempre orientado por bons treinadores.

COM O QUE APRENDEU jogando e com os bons técnicos que teve, Vinícius Bergantin se sobressaiu como técnico da Ferroviária, de Araraquara, onde sofreu só uma derrota em 25 jogos, mantendo a equipe invicta na Série C do Brasileiro. Seu pedido de demissão surpreendeu os dirigentes.

DEPOIS DA PAUSA das datas Fifa, o Flamengo fará seis jogos em setembro, sendo quatro no Maracanã, a partir da próxima 5ª feira (12), com o Bahia, quando terá a vantagem do empate para ser semifinalista da Copa do Brasil. No domingo (15), o clássico da 26ª rodada com o Vasco.

NA SEQUÊNCIA, o jogo de ida das quartas de final da Libertadores com o Peñarol, 5ª feira (19), no Maracanã. Os dois jogos seguintes serão como visitante, domingo (22), com o Grêmio, pela 27ª rodada, e 5ª feira (26) o jogo da volta com o Peñarol, no Uruguai.

O FLAMENGO terminará setembro no Maracanã, no domingo (29), com o Athletico Paranaense, pela 28ª rodada do Brasileiro, em que ocupa o 4º lugar com 44 pontos, 13 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, saldo de 11 gols (39 a 28), e menos um jogo, com o Internacional, em Porto Alegre.

OS CINCO JOGOS de setembro serão importantes para mostrar a correção das falhas e a evolução da segurança do sistema defensivo em que o Flamengo conta com jogadores de muita experiência. Entre eles, David Luiz, de 37 anos, durante 14 anos em times europeus de ponta: Benfica, Chelsea, PSG e Arsenal.

Foto: Cárila Covas/Ferroviária SAF, UOL e Miguel Schincariol/Ituano FC