A terceira rodada do Campeonato Francês registrou cenas deploráveis neste domingo (22), na Allianz Riviera, em Nice, com a metade dos 36 mil lugares ocupados por torcedores do Nice, que atiraram muitas garrafas nos jogadores do Olympique Marselha, principalmente quando ficavam mais próximos para bater escanteio. A confusão generalizada começou aos 30 do segundo tempo, quando o meia francês Dimitri Payet foi atingido de raspão na cabeça e jogou a garrafa de  volta na direção dos torcedores, que se enfureceram e invadiram o gramado.

SANGRENTA – A rivalidade entre os torcedores do Nice e do Olympique provoca sempre agressões, algumas sangrentas, como neste domingo (22), em que o zagueiro paulistano Luan Peres, de 27 anos, comprado do Santos há um mês por 4.500 mil euros (R$28 milhões), sofreu corte no pescoço e teve que ser atendido. O meia Gerson, de 24 anos, comprado do Flamengo em junho por 25 milhões de euros (R$154 milhões), foi provocado e trocou empurrões com o zagueiro francês Jean-Claire Todibo, de 21 anos, emprestado ao Nice pelo Barcelona.

FICOU LOUCO – O técnico Jorge Sampaoli, argentino de 61, que em fevereiro trocou o Atlético Mineiro pelo Olympique, perdeu o controle e a segurança do estádio teve dificuldade para dominá-lo. Ele ficou louco com as garrafas atiradas no gramado, e quando o time voltou para o vestiário, ele decidiu que não retornaria ao gramado: “É impossível. Estamos apanhando, tratados como animais”. O jogo ficou hora e meia paralisado, com os torcedores do Nice enfurecidos.

NICE E MARSELHA, separadas por 220 km, são cidades relevantes da deslumbrante região Sul. Capital da bela Riviera Francesa, na Côte d’Azur (Costa Azul), Nice é o segundo destino turistico do país, por suas praias maravilhosas, como as de Marselha, do porto comercial mais importante da França. Noel Le Graet, de 79 anos, há 10 anos presidente da Federação Francesa já marcou reunião para avaliar o abandono de campo do Olympique e punir o mandante Nice.

PLACAR MANTIDO – Depois de hora e meia de paralisação, o time do Nice voltou ao gramado, mas o do visitante Olympique não saiu do vestiário, sob forte proteção policial. O técnico Jorge Sampaoli, sempre agitado e nervoso, reafirmou que a equipe não jogaria os minutos finais. O Nice vencia por 1 x 0, gol do atacante dinamarquês Kasper Dolberg, de 23 anos, comprado do holandês Ajax em 2019, e faltavam 15 minutos para o final do jogo. Por abandono, o Nice venceu o jogo. Pablo Longoria, presidente do Olympique de Marselha, resumiu: “Preservamos a integridade física dos nossos jogadores”.

  • MOURINHO ESTREIA BEM – Depois de 10 anos, quando se tornou o primeiro a ganhar com a Inter de Milão a tríplice coroa – Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões -, o técnico português José Mourinho estreou com vitória (3 x 1) no comando da Roma, neste domingo (22), no Estádio Olímpico de Roma. Ele promoveu a estreia do goleiro Rui Patrício, titular da seleção portuguesa, comprado do inglês Wolverhampton por 11.500 mil euros, e do atacante inglês Tammy Abraham, de 23 anos, comprado do londrino Chelsea por 40 milhões de euros.
  • CRISTIANO RONALDO NA RESERVA – O técnico estreante Massimiliano Allegri, de volta à Juventus, deixou Cristiano Ronaldo entre os reservas e só o colocou no segundo tempo do empate (2 x 2) com a Udinese, na Dacia Arena, em Udine. A Juventus fez 2 x 0, gols do argentino Paulo Dybala e do colombiano Juan Cuadrado, mas na volta do intervalo a Udinese empatou com os gols do meia argentino Roberto Pereyra e do ponta espanhol Gerard Deulofeu.
  • VINÍCIUS JUNIOR BRILHA – No estádio Ciudad de Valencia, Vinícius Junior brilhou ao entrar aos 14 do segundo tempo no lugar do belga Eden Hazard. O Real Madrid perdia por 2 x 1, ele fez o gol de empate, e quando a derrota por 3 x 2 para o Levante parecia certa, ele marcou o gol do empate final (3 x 3), verdadeira pintura, e quase fez o da vitória nos acréscimos. Real Madrid e Barcelona, que empatou (1 x 1) na véspera, também fora de casa, com o Athletico Bilbao, têm 6 pontos em duas rodadas, mas o Real Madrid é vice-líder pelo saldo de gols (3 a 2).
  • CAMPEÃO NA LIDERANÇA – Em seu belíssimo estádio Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid manteve 100% de aproveitamento na liderança isolada com 6 pontos, ao vencer o Elche por 1 x 0, gol do atacante argentino Angel Correa, aos 39 minutos do primeiro tempo. Desde o início o Elche adotou postura defensiva, e quando Correa fez o gol, o técnico argentino Diego Simeone, de 51 anos, desde 2011 no comando do time, foi ao delírio.
  • ANIVERSÁRIO DO ARTILHEIRO – Um dia depois de comemorar o aniversário de 33 anos, o polonês Robert Lewandowski, artilheiro dos três últimos campeonatos, fez o primeiro gol da vitória (3 x 2) do Bayern Munique sobre o Colônia, na tarde deste domingo (22), na Arena Munique. O ponta alemão Serge Gnabry, de 26 anos, marcou os outros dois gols e foi o destaque do jogo, que o Colônia chegou a empatar com os gols do frances Modeste e do alemão Martk Uth.
  • A VOLTA DO GOLEADOR – O destaque deste domingo (22) do clássico londrino foi a volta de Romelu Lukaku, de 28 anos, que marcou o primeiro gol da vitória do Chelsea (2 x 0) sobre o Arsenal, no Emirates Stadium, onde não vencia desde 2019. Maior artilheiro da seleção da Bélgica, com 55 gols, Lukaku foi vice-artilheiro do Campeonato Italiano da temporada passada e campeão pela Internazionale de Milão. 
  • PORTO SÓ EMPATA – Mesmo com amplo domínio do jogo, o Porto foi o primeiro dos grandes a perder pontos no Campeonato Português 2021-2022, ao ceder o empate ao Marítimo, na tarde deste domingo (22), no estádio dos Barreiros, na bela cidade do Funchal, capital do arquipélago da Madeira. O atacante iraniano Mehdi Taremi fez o gol do Porto aos 34, e o meia português Xadas, de 23 anos, empatou no último lance do primeiro tempo, aos 48. O campeão Sporting venceu o Belenenses por 2 x 0 e lidera por 1 gol, igual em vitórias (3) ao Benfica, que ganhou por 2 x 0 do Gil Vicente. Em três rodadas, o Sporting fez 7 gols e sofreu 1, e o Benfica marcou 6 e sofreu 1.

Foto: R7 / Internet