O Grêmio confirmou a vaga direta na Libertadores 2019, ao vencer o Corinthians (1 x 0) na tarde deste primeiro domingo (2) de dezembro, em Porto Alegre, mas a despedida com 16 derrotas no Brasileirão 2018, ainda garantiu ao Corinthians uma das vagas da Copa Sul-Americana, uma espécie de prêmio de consolação para os que não chegam ao mais importante torneio de clubes do continente. O Grêmio repetiu o placar da vitória no primeiro turno na Arena Corinthians.
QUARTO – Catorze pontos atrás do campeão Palmeiras, que o venceu no turno e no returno por 2 x 0, o Grêmio terminou em quarto lugar com 66 pontos. Das 18 vitórias, 12 foram em casa, onde empatou 5 jogos – três 0 x 0 – e só perdeu dois: 2 x 0 para o Palmeiras e 4 x 3 para o Sport. Também com o quarto ataque mais positivo (48), o Grêmio não fez gol em 12 dos 38 jogos.
JAIR VENTURA – O técnico carioca não teve boa passagem pelo futebol paulista, mesmo em times do porte do Santos e do Corinthians. Jair Ventura, de saída, com a volta de Fábio Carille, perdeu 9 dos 19 jogos em que comandou o time, com seis empates e apenas quatro vitórias. Campeão brasileiro de 2017, com Fábio Carille, o Corinthians terminou o Brasileirão 2018, com Jair Ventura, em décimo terceiro lugar com 44 pontos. Fora de casa, 14 derrotas, sem fazer gol em 11; três empates e apenas duas vitórias: 4 x 0 no Paraná e 4 x 1, de virada, no Vasco, em Brasília.
GOL DE JAEL – O autor do gol da vitória deste domingo (2) do Grêmio havia acertado durante a semana a renovação do contrato, como também o fizeram os zagueiros Kannemann e Geromel. A permanência do técnico Renato Gaúcho foi recebida com muita alegria por todos os jogadores, que exaltam a qualidade profissional dele. Entretanto, nenhum demonstrou tanta euforia quanto o lateral-esquerdo carioca Cortez. 38.974 pagantes prestigiaram o último jogo do ano na Arena Grêmio.