Foto: Cristhian Stuani / futebol.uy

No único jogo da abertura da vigésima nona rodada do Campeonato Espanhol, na noite de ontem (29), no estádio Montilivi, na pequena Girona, município da região da Catalunha, pela primeira vez foram marcados três gols de cabeça, na virada (2 x 1) do visitante Atlético de Bilbao sobre o Girona, que saiu para o intervalo em vantagem. Detalhe curioso sobre os autores dos três gols de cabeça: todos medem 1,86m e fazem treinamento de impulsão com muita frequência.

LÍDER DE CABEÇA – O uruguaio Christian Stuani, de 32 anos, desde 2009 na Espanha, fez o gol do Girona aos 37 do primeiro tempo, mantendo-se entre os principais artilheiros do campeonato com 17 e chegando aos 39 gols em 61 jogos pelo clube. Stuani lidera a estatistica dos gols de cabeça da temporada: foi o sexto que marcou. Stuani fez dois gols nos 4 x 0 do Uruguai, que ganhou segunda-feira (25) a Copa da China, em decisão com a Tailândia, em Nanning. 

HISTÓRICO – O Atlético de Bilbao marcou os dois gols da virada em apenas seis minutos. O primeiro, aos oito, foi do meia Iñaki Williams, de 24 anos, 1,86m, com história no clube: em 26 de fevereiro de 2015, tornou-se o primeiro negro, em jogo da Liga Europa com o Torino, a fazer um gol pelo Atlético de Bilbao, que só contrata jogadores bascos. Williams é filho de africanos da Libéria, mas nasceu em Bilbao e até já jogou pela seleção espanhola. 

ÚNICO ESPANHOL – O terceiro gol de cabeça foi do meia espanhol Raul Garcia, de 32 anos, nascido em Pamplona, comunidade do País Basco, 1,86m, desde 2015 no Atlético de Bilbao, que com a nona vitória subiu para o oitavo lugar com 40 pontos. O Girona sofreu a décima primeira derrota e caiu para o décimo segundo lugar. Girona é um município da Catalunha, que ficou conhecido após ser o cenário da série Guerra dos Tronos, da HBO. Os times dividiram as faltas (18 de cada um) e o árbitro Sanchez Martinez, de Múrcia, aplicou seis cartões amarelos (quatro para os visitantes).

SÁBADO DO LÍDER – Dez pontos à frente do Atlético de Madrid, o líder Barcelona, com 66 pontos, joga hoje (30), em seu Camp Nou, com o Espanyol, também de Barcelona, décimo terceiro com 34 pontos. O Atlético será visitante no jogo com o Alavés, quinto com 44 pontos, no estádio Mendizorroza, em Vitória-Gasteiz, comunidade do País Basco e cidade-irmã de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. O Real Madrid, terceiro com 54 pontos, joga amanhã (31), em casa, com o Huesca, último colocado.