No sorteio das semifinais da Supercopa da Espanha, na tarde desta segunda (11), em Madrid, os clubes foram atendidos pelo príncipe Abdulaziz bin Al-Faissal, autoridade máxima do esporte na Arábia Saudita, que será sede de um dos maiores eventos do futebol da Europa: as mulheres poderão se vestir como quiserem, e se sentar em local que desejarem, no Rei Abdullah, estádio das semifinais e da final, em janeiro de 2020.
MUITO DINHEIRO – Chamado de A Joia Brilhante, o estádio fica na Cidade dos Esportes Rei Abdullah, 60 km ao norte de Jeddah, maior cidade portuária do país, localizada no litoral do Mar Vermelho, e foi inaugurado em 1 de maio de 2014, ao custo de 600 milhões de dólares. O Al-Shabab venceu (3 x 0) o Al-Ahli, na final da Copa do Rei.
SEM CUSTO – O rei Abdullah ofereceu um presente aos torcedores na inauguração: entrada franca nos 62.241 lugares do estádio, segundo maior da Arábia Saudita e décimo do mundo árabe. No discurso, o rei destacou: “Vocês merecem muito mais. Obrigado por terem vindo. Estamos felizes com a presença de todos”.
REAL x VALENCIA – No sorteio, Real Madrid e Valencia farão a primeira semifinal na quarta, 8 de janeiro, e Barcelona x Atlético de Madrid, a segunda, no dia seguinte (9). Os vencedores disputarão a final, no domingo, 12 de janeiro de 2020. Os semifinalistas ganharão 9 milhões de euros e os finalistas, independente do resultado, 12 milhões de euros, em voos especiais e com todas as despesas pagas em hotéis cinco estrelas.
OS CRAQUES – Em solenidade pomposa e muitíssimo bem organizada pela Real Federação Espanhola de Futebol, um craque de cada clube participou do sorteio: Sérgio Ramos, do Real Madrid; Sergio Busquets, do Barcelona; Saul Ñíguez, do Atlético de Madrid, e Luis Gayá, do Valencia. Os árabes investirão 50 milhões de euros na realização do evento.
A MUDANÇA – O príncipe Abdullaziz bin Al-Faissal, 36 anos, formado em vários cursos de política, nos Estados Unidos e na Inglaterra, tem paixão por automóveis e destacou após o sorteio de hoje (11): “A Arábia Saudita quer mostrar ao mundo uma mensagem de abertura e mudança da sua sociedade, com eventos de repercussão mundial no futebol, golfe, tênis e boxe. Ficaremos honrados com as semifinais e a final da Supercopa da Espanha”.