A NOITE DESTA 5ª FEIRA, 29 de junho de 2023, pode não ser a última do técnico português Luis Castro, mas será a da despedida de Joel Carli, zagueiro argentino com a mais alta média de atuações no mundo, em rebatidas e desarmes, tanto em bolas rebatidas quanto em desarmes, sempre com muita precisão e lealdade, um dos símbolos do jogo limpo. Ele entrará no transcurso de Botafogo x Magallanes para o aceno de despedida aos torcedores, e continuará no clube com um cargo na direção de futebol.
SERÁ O 190º JOGO de Joel Carli com a camisa do Botafogo desde 2016, com 8 gols e os títulos de campeão carioca de 2018 e brasileiro da Série B de 2021, quando sua liderança foi importante para a volta do time à Série A. Em 12 de maio de 2022, no jogo com o Volta Redonda, Joel Carli tornou-se o estrangeiro com mais jogos com a camisa do Glorioso (181), superando os 180 do atacante Rodolfo Fischer, também argentino, vice brasileiro de 72 e carioca de 75.
Joel Carli
ENQUANTO ISSO, a expectativa aumenta em torno da situação do técnico português Luis Castro, com proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, mas sem que se possa dizer que será sua despedida. Ele tampouco antecipou a escalação para o jogo em que o Botafogo só depende das próprias forças para ganhar a única vaga direta do mata-mata das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
BOTAFOGO E LDU, invictos, estão iguais em pontos (9), vitórias (2), empates (3) e no saldo de gols (5), mas o Botafogo lidera o Grupo A por ter feito mais gols (9 a 7), que a LDU. O Botafogo marcou 9, sofreu 4; a LDU fez 7, sofreu 2. A vaga será do que fizer mais gols na noite de hoje (29), ambos jogando em casa, com adversários eliminados: o Magallanes, do Chile, último e único sem vitória, e o Cesar Vallejo, do Peru, penúltimo com uma vitória.
BRAGANTINO DISPARA MAIOR GOLEADA
O BRAGANTINO ganhou a vaga direta nas oitavas de final, ao disparar a maior goleada da fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2023, por 7 x 1 no Tacuary, do Paraguai, na noite desta 4ª feira (28), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a 90 km da capital, depois de já sair para o intervalo com 4 x 0. Eduardo Sasha fez três gols, Marcos Vinicius (2) Lucas Evangelista e o uruguaio Tiago Borbas completaram a goleada do time do técnico português Pedro Caixinha. No outro jogo da noite, o Estudiantes de La Plata, Argentina, goleou o Oriente Petrolero, da Bolivia, por 4 x 0.
TAL COMO BOTAFOGO e LDU, Bragantino e Estudiantes de La Plata, invictos, terminaram iguais em pontos (14), vitórias (4) e derrotas (2), mas a goleada de 7 x 1 no Tacuary fez do Bragantino 1º do Grupo C pelo saldo de gols (18 a 13). O Bragantino marcou 21 gols e sofreu 3 (2ª defesa menos vazada), e o Estudiantes fez 14 e sofreu 1 gol.
ELIMINADOS, Santos e América Mineiro encerram a participação na Sul-Americana de 2023 na noite desta 5ª feira (29). O Santos como mandante com o Blooming, da Bolívia, e o América Mineiro como visitante com o Peñarol, do Uruguai, um dos cinco sem vitória na fase de grupos.
Fotos: Terra e VITOR SILVA/BOTAFOGO