O JOGO É EM SALVADOR, mas os torcedores do Vasco anunciam novos protestos em São Januário, no início da noite deste primeiro domingo (3) de setembro, enquanto o time estiver enfrentando o Bahia, na Arena Fonte Nova. O protesto não será só pela interdição do estádio, onde o time não joga desde 2 de junho, mas em favor dos comerciantes da área, que tiveram queda superior a 60% do faturamento.
TORCEDORES DO VASCO vão organizar um show da bateria da Escola de Samba União Cruzmaltina, a partir das 16 horas, duas horas e meia antes do jogo, que será exibido em um telão, e acreditam que poderão reunir mais de 20 mil pessoas na parte externa de São Januário, o que corresponde à capacidade do estádio. A falta de jogos preocupa os organizadores porque tem causado muito prejuízo aos comerciantes e a todos das comunidades da Barreira do Vasco, Tuiuti e Arara.
A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES da Barreira do Vasco registra que mais de 20 mil foram afetados, não só pela interdição do estádio, mas pela imagem negativa criada em torno da área. A Associação reforça que além da queda de 60%, ou mais, do faturamento dos comerciantes, mais de 500 vendedores autônomos também estão enfrentando muito prejuízo, por terem renda familiar que não chega a dois salários-mínimos.
BAHIA E VASCO fazem o chamado jogo de seis pontos. Com 21, o Bahia é 16º, primeiro fora da zona de rebaixamento, mas com a mesma pontuação do Santos. Com 16, o Vasco é 18º, mas só deixará de ser um dos quatro últimos, se vencer, e se o visitante Santos, 17º com 21 pontos, empatar ou vencer o América Mineiro. O Vasco não vence o Bahia, em Salvador, desde junho de 2012. Nos últimos sete jogos na capital baiana, cinco vitórias do Bahia e dois empates.
O VASCO AINDA não confirmou a estreia do meia francês Payet. O técnico argentino Ramon Diaz pediu cautela aos oito pendurados com cartões amarelos: Medel, Praxedes, Robson, Jair, Paulinho e Leo Jardim, e Figueiredo e Mateus Carvalho relacionados entre os reservas. O time anunciado: Leo Jardim, Robson, Medel, Leo e Lucas Piton; Jair, Paulinho e Praxedes; Serginho, Pablo Vegetti e Gabriel Pec.
O BAHIA perdeu o último jogo de agosto para o Fluminense por 3 x 0 no Maracanã, mas goleou o Bragantino por 4 x 0 no último jogo na Arena Fonte Nova, enquanto o Vasco abriu o returno vencendo o Atlético Mineiro por 1 x 0, mas vem de derrota, pelo mesmo placar, para o vice-líder Palmeiras, em São Paulo. No reinício do campeonato, dia 16, o Vasco tem o mando de campo do clássico com o Fluminense, mas ainda não sabe onde poderá realizar o jogo da 23ª rodada.
O VASCO JÁ SABE que o jogo com o América, da 15ª rodada, adiado de 15 de julho, porque a equipe mineira estava disputando a Copa Sul-Americana, será realizado no sábado, 23 de setembro, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O jogo de hoje (3) com o Bahia será o segundo que o Vasco disputará no returno. No turno, em São Januário, o Bahia venceu por 1 x 0. Nos nove jogos do turno, fora de casa, o Vasco perdeu cinco e só ganhou do Atlético Mineiro.
Foto: Super Vasco e Davi Barros