BASTA TER SIDO BOM JOGADOR para ser bom técnico? Fiz a pergunta a diversos craques, então repórter do nº 1 da Revista do Esporte, com a foto de Pelé na capa, com a camisa azul da seleção, pouco depois de ter sido o mais jovem campeão do mundo em 1958.
VÁRIOS ME DISSERAM QUE NÃO, entre eles Nilton Santos, Gylmar e Garrincha, que preferiram não tentar, ao contrário de Zagallo, primeiro campeão do mundo como jogador e técnico (52-62-70), e Didi, eliminado pelo Brasil, dirigindo a seleção do Peru na Copa de 70.
AGORA, NA RETA FINAL DE 2024, o que esperar de Filipe Luis, que estreia na noite desta 4ª feira, 2 de outubro, aos 39 anos, como segundo técnico mais jovem do clube, depois de Paulo Cesar Carpegiani, aos 32 anos, campeão da 1ª Libertadores e do único Mundial do Flamengo em 1981?
O GAÚCHO CARPEGIANI, campeão e capitão do 1º Brasileiro de clubes, em 1990, com 223 jogos e 12 gols, entre 77 e 81 no Flamengo, vinha do bicampeonato brasileiro de 75-76 no Internacional, com Falcão, Caçapava, Manga e Figueroa, tão brilhante quanto Andrade, Adílio, Zico e Junior.
FILIPE LUIS diz que tanto aprendeu em campo, principalmente nos 333 jogos pelo Atlético de Madrid, todos com o argentino Diego Simeone, desde 2011 técnico do time, e nos 176 jogos no Flamengo, a maioria com Jorge Jesus, quanto com os dois melhores treinadores que teve.
AO SER APRESENTADO ontem (1) como técnico até dezembro de 2025, Filipe Luis disse que se preparou muito para esse momento e que se sente feliz em assumir um desafio: “Pode parecer uma grande pressão, mas é um privilégio dirigir o melhor elenco do futebol sul-americano”.
“VOU TOMAR DECISÕES que vão incomodar alguns jogadores, que ficarão bravos comigo, mas sei que não será com a minha pessoa, mas com o treinador. Agradarei a alguns, a outros, não, mas a cobrança e o elogio vão existir. Jamais confundirei amizade com profissionalismo”.
“EU SEI DA CAPACIDADE que tem o Gabriel e farei de tudo para recuperá-lo, e a todos os demais, fazendo com que joguem de forma coletiva e organizada. Quero o Flamengo que deixe a melhor impressão, incomodando sempre muito o adversário”.
“É O MELHOR JOGO PARA ESTREAR, por ser muito importante, com pressão, peso e valendo vaga na decisão” – ressaltou Filipe Luis, que deve confirmar Rossi, Wesley, Leo Ortiz, Leo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta e Gerson; Gonzalo Plata e Bruno Henrique.
COM APENAS dois treinos, o que o Flamengo, do técnico estreante Filipe Luis, poderá render na noite desta 4ª feira, 2 de outubro de 2024, no Maracanã, só se poderá avaliar após o jogo com o Corinthians.
Foto: Coluna do Fla e instagram do Flamengo