Depois de campanha ruim na Taça Guanabara, em que não se classificou para a fase final, o Vasco iniciou mal o segundo turno e só conseguiu empatar (1 x 1) com o Resende, na abertura da Taça Rio, na noite deste sábado (29), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Sul do estado do Rio de Janeiro, a 127 km da capital. Os gols foram no primeiro tempo: Thuan, aos 32 para o Resende, e Andrey, aos 42. R$116.400,00. 4.665 pagantes.

14 ANOS DEPOIS – O início de 2020 do Vasco lembra muito o de 2006. Há 14 anos, tão mal quanto agora, acabou fora das finais da Taça Guanabara e da Taça Rio, terminando em nono. Em 2020, o Vasco só ganhou 8 dos 21 pontos e ocupa o sétimo lugar na classificação geral, menos 8 que o Fluminense, lider da pontuação com 21, e que ainda estreia na Taça Rio neste domingo (1), no Maracanã, com o Madureira.

CEDER EMPATE – Terceiro em títulos estaduais, com 24, o Vasco é o maior vencedor da Taça Rio (10), mas pode ser alcançado pelo Flamengo (9), que começou goleando (4 x 1) a Cabofriense. A nova esperança de que o time possa melhorar é o atacante argentino Martin Benitez, de 25 anos, emprestado pelo Independiente, de Buenos Aires, maior ganhador da Libertadores (7 títulos). Ele assistiu o 1 x 1 com o Resende, mas sua estreia não foi anunciada.

COPA DO BRASIL – O Vasco volta a jogar quinta (5) com o ABC, de Natal, no Maracanã, pela Copa do Brasil. O time vai de novo ao Sul do estado, sábado (7), para o jogo com o Volta Redonda, e na terceira rodada disputará o clássico com o Fluminense, no Maracanã. A situação dos jogadores é desconfortável, ainda com salários em atraso, e todos evitam entrevistas, até mesmo através das redes sociais do próprio clube. 

TIME-BASE – O técnico Abel Braga tem feito o possível para melhorar o rendimento do time, mas reconhece que o atraso de pagamento exerce grande influência no emocional. O time que empatou com o Resende: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Werley, Castan e Henrique; Andrey, Raul (Guarin, intervalo) e Marcos Junior (Tiago Reis, 28 do segundo tempo); Marrony, Cano e Ribamar (Vinícius, 16 do segundo tempo).

EDSON SOUZA – O Resende fez boa estreia, com estrutura defensiva firme e muita criatividade, como no lance do gol de Thauan, em que recebeu assistência de letra do lateral Kelvin, após tabelinha com o volante Resende. O time do Resende FC é treinado pelo ex-meia Edson Souza, de 55 anos, paulista de Santo André. Ele foi jogador de elevado nível técnico, campeão no Fluminense, Vasco e Cruzeiro. 

Foto: Fred Gomes