Em outra atuação ruim, o Flamengo escapou da terceira derrota – segunda em casa -, em quatro jogos, ao empatar (1 x 1) com o Grêmio, na noite desta quarta (19), no Maracanã, em jogo de pouco nível técnico e em que os gols foram marcados aos 44 de cada tempo. Pepê fez seu segundo em catorze jogos, agora efetivado com a saída de Everton, que foi para o Benfica, e Gabriel, depois de sete jogos, voltou a marcar de pênalti, seu décimo segundo gol em dezessete jogos em 2020.
JUSTO – Embora o Grêmio tenha sido melhor no primeiro tempo, quando conseguiu o gol, após criar mais chances, o Flamengo rendeu mais na volta do intervalo e o empate acabou sendo justo. Mas, em linhas gerais, a queda de rendimento é acentuada e a equipe ainda não conseguiu, na volta do futebol, pós-pandemia, render nem parecido com o que mostrou na temporada passada. O declínio de alguns jogadores, entre eles Everton Ribeiro, referência em 2019, é até agora inexplicável.
GOLS – O do Grêmio, aos 44 do primeiro tempo, nasceu em boa jogada de Alisson, que deixou Pepê livre para finalizar forte e sem defesa para Diego Alves, que reapareceu bem, após cumprir suspensão pela expulsão na derrota (3 x 0) para o Atlético Goianiense. O do Flamengo, aos 44 do segundo tempo, foi de pênalti – toque de Geromel em chute de Bruno Henrique -, como o último gol que Gabriel havia marcado, em março, no Barcelona de Guaiaquil.
FLAMENGO – Diego Alves, João Lucas (Renê), Rodrigo Caio, Leo Pereira e Filipe Luis; Arão, Gerson (Pedro), Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico – Domènec Torrent, defendido pelos jogadores após nova atuação ruim do time. O treinador substituiu Everton Ribeiro pela terceira vez em quatro jogos. O Flamengo fará o clássico com o Botafogo, pela quinta rodada, domingo (23), às 11 horas, no Maracanã.
GRÊMIO – Vanderlei, Orejuela, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Lucas Silva), Mateus Henrique (David Braz) e Jean Pyerre (Tiago Neves); Alisson (Thaciano), Diego Souza (Isaque) e Pepê. Técnico – Renato Portaluppi. O Grêmio permanecerá no Rio para o jogo de domingo (23), às 16 horas, com o Vasco, em São Januário.
SEIS CARTÕES – O árbitro Rafael Traci, da Federação Catarinense, acertou na marcação do pênalti, e puniu cada time com três cartões, os do Grêmio foram aplicados em Geromel, Kannemann e Diego Souza; os do Flamengo, em Filipe Luis, Gabriel e João Lucas, que saiu sentindo a coxa aos nove do segundo tempo, após cometer falta em Pepê. João Lucas depende de reavaliação para saber se poderá jogar com o Botafogo.
Foto: Amazonas em tempo